Porto Sudeste do Brasil ficou entre as sete vencedoras. O anúncio foi feito durante o evento Rio Construção Summit.Foto: Luciola Villela/Firjan
Publicado 29/09/2023 13:14
Publicidade
A edição de 2023 do Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece iniciativas implementadas em Itaguaí. Com projetos voltados para a educação ambiental, tratamento e reutilização de águas pluviais e de efluentes sanitários, que a empresa Porto Sudeste do Brasil ficou entre as sete vencedoras. O anúncio foi feito durante o evento Rio Construção Summit, quando o presidente da Firjan Nova Iguaçu, Carlos Erane de Aguiar, formalizou o reconhecimento das ações que conciliam atividades industriais, com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social.
- É com grande satisfação que entrego esse prêmio, para essa empresa que contribui para o desenvolvimento de municípios dos arredores da Baixada Fluminense. São de exemplos como esses que não só a nossa região, mas todo o Brasil, precisa para que tenhamos um país mais sustentável-,ressaltou Erane, também 2º vice-presidente da federação.
Um dos projetos vencedores da empresa é o Impacta ODS que, em parceria com a Secretaria de Educação de Itaguaí, trabalhou a educação ambiental com alunos de 62 instituições da rede pública de ensino. Os temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) foram didaticamente apresentados aos estudantes com almanaques da Turma da Mônica. Assim, além de conscientizar quanto a importância da preservação, o projeto ainda incentiva o hábito da leitura, usando personagens já comuns à realidade dos jovens para apresentar o tema.
Ao todo, 2,75 mil almanaques foram distribuídos nas escolas municipais de Itaguaí. Além da elaboração dos livros, especificamente para o tema, o projeto promoveu a capacitação de profissionais de Educação das cidades envolvidas.
- Hoje o projeto está nas escolas, segue acontecendo e pretende aumentar ainda mais o impacto positivo. As empresas têm a obrigação de gerar educação ambiental e vimos a oportunidade de fazer a diferença na vida dessas pessoas. É consenso comum que as crianças e os jovens são sempre os melhores multiplicadores para que as pessoas entendam que as ODS são determinantes para o futuro-, pontuou Ulisses de Oliveira, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade.
Empresa também se destaca por projeto voltado ao reuso da água usada nos processos industriais
Com o projeto Sistema de Tratamento e Reaproveitamento de Águas, a Porto Sudeste do Brasil recebeu o prêmio na categoria Águas e Efluentes. Com a iniciativa, a empresa não concorre com a comunidade no uso de água subterrânea no processo industrial e assim, não impacta no abastecimento para as regiões do entorno, diminuindo ainda os riscos de poluição das águas e a pressão hídrica sobre o ecossistema. Com um consumo médio de 23 mil metros cúbicos de água industrial, atualmente 91% é proveniente de reuso. Após passar por tratamento, a água é devolvida para os processos de limpeza industrial, limpeza de área e controle de emissão de particulado.
- Para a gente é importante esse reconhecimento, pois mostra o quanto é necessário o estabelecimento de ações voltadas para a sustentabilidade. A nossa empresa é sustentável, visa não apenas a geração de lucro, mas compartilhamento de riquezas para todo o entorno. Nosso lema é: a saúde da nossa empresa depende da saúde da nossa comunidade-, ressalta Oliveira.
OPrêmio Firjan Sustentabilidadereconhece empresas que desenvolvem ações nas categorias “Água e Efluentes”; “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”; “Mudanças Climáticas e Eficiência Energética”; “Resíduos Sólidos”, “Gestão de Impacto e Investimento Social”; e “Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Publicidade
Leia mais