A enfermeira Márcia Cristina Soares ensina manobras de ressuscitação para aplicação em emergências: encontro levou conhecimento aos diretor e professores para atuação em emergências.Foto: Wellington Dazzle / Comunicação PMI
Publicado 27/05/2025 20:42
A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (26) o Encontro Educacional Lei Lucas nº 13.722/2018 – “Um compromisso com a vida”, com o objetivo de capacitar os profissionais da educação em noções básicas de primeiros socorros, conforme determina a legislação federal.
Publicidade
O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itaguaí em dois turnos, manhã e tarde. A programação incluiu palestras, cerimonial de abertura e atividades voltadas para diretores, professores dos anos iniciais, professores de creches e Cipeiros (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
A iniciativa atendeu às exigências da Lei Lucas, sancionada em 2018, que determina a obrigatoriedade da capacitação de profissionais da educação em primeiros socorros. O objetivo é garantir uma resposta rápida e eficaz diante de emergências até a chegada do atendimento especializado.
Compareceram autoridades do Poder Executivo e Legislativo.
PRIMEIROS SOCORROS E INCÊNDIOS
A lei foi inspirada na trágica morte de Lucas Begalli Zamora, que engasgou durante uma excursão escolar e não recebeu atendimento adequado a tempo.
As palestras ficaram a cargo da enfermeira Márcia Cristina Soares Dulce Ozorio e pelo supervisor de bombeiro Werner Augusto Rocha, profissionais com ampla experiência em atendimento de urgência.
Márcia ensinou a plateia a reconhecer o que é clínico e o que é trauma, como avaliar a vítima e a cena, como desobstruir as vias aéreas e como proceder em caso de queda, desmaio, queimaduras, choque elétrico e intercorrências clínicas como febre, hipoglicemia etc. Ela também ensinou manobras de ressuscitação e procedimentos para recuperar o pulso de vítimas de acidentes.
Werner explicou quais são os diferentes tipos de extintores e como usá-los corretamente. Ele também exibiu vídeos de acidentes para enfatizar medidas de prevenção, ensinou como as pessoas devem se comportar em caso de incêndio a fim de salvarem suas vidas e demonstrou em quais situações se deve chamar os bombeiros ou Samu.
Ao final do evento, os profissionais receberam certificados de participação.
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias