Na ação realizada em Comendador Venâncio, a equipe foi didática ao abordar sintomas da dengue Foto Decom/Divulgação
Publicado 29/03/2023 16:54
Publicidade
Itaperuna – “Evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é um dever de todos nós; por isso, devemos ter o cuidado com as lajes, calhas, pneus e vasos de planta que podem se tornar criadouros se não forem limpas”.
O alerta da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde do governo de Itaperuna (RJ) reforça campanha que o município desenvolve, preocupado com a procriação do Aedes aegypti e as doenças transmitidas pelo inseto.
A preocupação tem gerado ações preventivas, pela Secretaria de Saúde, constantemente, com foco, principalmente, nos casos de dengue; no momento, uma investida educativa contra a doença acontece no distrito de Comendador Venâncio.
No geral, a secretaria mostra de maneira prática e simples, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Mas, segundo o Departamento de Comunicação (Decom), “a equipe realizou uma ação na Escola Municipal Comendador Venâncio Garcia, devido ao aumento de focos encontrados naquele distrito”.
A demanda foi cumprida com realização de palestra, distribuição de material informativo e roda de conversa com alunos, professores e moradores da localidade. “Cuide-se; fique de olho e nos ajude nessa batalha” resume o alerta da secretaria.
Febre; dor de cabeça; dor ao movimentar os olhos; manchas vermelhas no corpo; falta de apetite; mal-estar; dores musculares são alguns sintomas da dengue: “Ao observá-los, procure uma Unidade Básica de Saúde (UNS) mais próxima da sua residência”, orienta o Decom.
Também é orientado que, para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, a pessoa deve dirigir-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
Outra opção é o e-mail do setor (cvasitaperuna@gmail.com); ou ainda procurar uma UBS e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.
Publicidade
Leia mais