Evento aconteceu na última sexta-feira, no auditório do Tribunal de Contas da União Foto Divulgação
Publicado 17/04/2023 14:56 | Atualizado 17/04/2023 15:00
Publicidade
Itaperuna – A rearticulação da relação do governo federal com poderes públicos municipais e estaduais, com foco em políticas para as mulheres foi discutida no final de semana, em Brasília; participaram 225 representantes de estados e municípios.
O evento aconteceu na sexta-feira (14), no auditório do Instituto Serzedello Correano, do Tribunal de Contas da União (TCU), por conta do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM); a pauta principal tratou da retomada do fortalecimento das ações e serviços especializados para mulheres nas diversas regiões do país.
Itaperuna (RJ) esteve representada pela subsecretária Municipal de Políticas para Mulheres, Luciana Moreira. Também participaram a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano.
Promovido pelo Ministério das Mulheres, o Fórum discutiu os eixos gerais de políticas propostos pelo ministério, “para a defesa dos direitos das mulheres, bem como a articulação das políticas nacionais com sua implementação nos estados e municípios”, resume a assessoria.
Na avaliação da assessoria, o evento contribuiu para o fortalecimento das instâncias executivas de políticas para as mulheres e ampliação da implementação das políticas e ações para o conjunto das mulheres brasileiras: “Os OPM integram a estrutura administrativa das esferas governamentais do Brasil, Distrito Federal, Estados e Municípios”.
Para as medidas, o ministério define que são levadas em consideração “demandas de transversalização nas demais áreas da gestão, a exemplo da educação, trabalho, saúde, enfrentamento à violência, participação política, segurança pública e desenvolvimento econômico, entre outros, sempre respeitando a diversidade das mulheres brasileiras”.
Publicidade
Leia mais