A vacinação foi ampliada com doses da bivalente e acontece nas Unidades Básicas de Saúde Foto Divulgação
Publicado 27/04/2023 10:08 | Atualizado 27/04/2023 10:13
Publicidade
Itaperuna – Investir na infraestrutura do município e em setores como educação, agricultura, desenvolvimento econômico e políticas sociais são prioridades do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão); mas cuidar da saúde das pessoas ele tem demonstrado como sendo a principal.
As ações na saúde pública de Itaperuna (RJ) recebe atenção especial no município, segundo aponta o Departamento de Comunicação (Decom); um exemplo recente é a programação por conta do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que apesar de ter sido nessa quarta-feira (26) acontece durante todo o mês.
“Essa doença, popularmente chamada de ‘pressão alta’, atinge 35% da população brasileira, mas estima-se que metade desses pacientes não tenham conhecimento disso”, diz o Decom assinalando: “Por isso, durante todo esse mês de abril, a Secretaria de Saúde está realizando uma campanha (Abril Vermelho) para informar e conscientizar a população”.
Em postagem no portal da prefeitura, a secretaria orienta que a hipertensão é caracterizada quando a sua pressão arterial apresenta valores iguais ou superiores a 14 por 9 (140 mmHg x 90 mmHg). “As principais causas são: obesidade; sedentarismo; tabagismo; estresse; hábitos alimentares inadequados, incluindo a ingestão excessiva de álcool, sal, alimentos ultraprocessados e gorduras”.
Outros fatores citados são genéticos que predispõem o desenvolvimento da doença. “Então, pessoas com familiares hipertensos devem redobrar os cuidados”, alerta a postagem, apontando que “a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, possui uma ampla rede de serviços e programas gratuitos oferecidos nas Unidades Básicas e no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos para dar todo o suporte e acompanhamento aos pacientes”.
“A melhor maneira de combater doença é prevenção”, defende a secretaria, informando, ainda, que ampliou a vacinação com dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda população acima de 18 anos, iniciando a aplicação da dose de reforço da bivalente.
“A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a Ômicron”, explica, informando que o reforço será aplicado a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço.
Para ser vacinado é necessário apresentar cartão de vacina, onde constem as doses já recebidas de Covid-19; Cartão Nacional de Saúde; CPF; e identidade (RG). Os locais de vacinação são Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro/Vinhosa (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h) e às terça feiras, no mesmo horário, nas demais UBSs.
Publicidade
Leia mais