Programa Equoterapia Pedra Preta foi implantado em 2022 no Sítio Experimental Vicente Sinval Foto Decom/Divulgação
Publicado 08/05/2023 15:48 | Atualizado 08/05/2023 15:52
Publicidade
Itaperuna - Orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A iniciativa é adotada em Itaperuna (RJ), desde quando Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão) assumiu o governo municipal, com base na Atenção Básica de Saúde.
Através do Departamento de Comunicação (Decom), a Secretaria de Saúde aponta a atenção básica (ou atenção primária) como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde, “sendo um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos”.
Entre os investimentos no quadro geral feitos pelo governo na área de saúde, a secretaria destaca Equoterapia Pedra Preta, que envolve atividades de terapia, fonoaudiologia e psicologia, utilizando equinos (cavalos e éguas).
“A atividade é desenvolvida num movimento tridimensional continuando com a linguagem expressiva e oral, motricidade orofacial, equilíbrio corporal e vestibular, marcha, dentre outros benefícios”, explica a secretaria, informando que o agendamento pode ser feito pelo telefone com Whatsapp (22) 99203-5405.
O horário de funcionamento de segunda à quinta-feira é das 07h às 16h; já na sexta-feira vai de 07h às 15h. Serviço de equoterapia foi implantado em setembro do ano passado pelo prefeito Alfredão, na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e necessidades especiais.
A estrutura está montada no Sítio Experimental Vicente Sinval (Mata do Vicente), localizado cerca de 1 km após o CIEP do São Matheus. Por ocasião da implantação, o prefeito justificou estar cumprindo mais uma etapa do seu governo dentro das propostas de ampliar os serviços de saúde pública com qualidade para a população.
Publicidade
Leia mais