Publicado 22/11/2023 17:11
Itaperuna – Dois movimentos culturais expressivos marcam a semana em Itaperuna (RJ): um é o encerramento das inscrições de projetos com base na Lei Paulo Gustavo, nesta quinta-feira (23); outro, o 1º Encontro de Bandas em Raposo no próximo sábado (25). Ambos têm a chancela do governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura.
Os artistas e fazedores de cultura do município estão sendo incentivados a participar da Lei Paulo Gustavo, que irá selecionar projetos culturais inéditos nas áreas de audiovisual e artístico-cultural, abrangendo diversas linguagens e culturas; eles têm até as 16h desta quinta-feira para se inscrever.
As inscrições são grátis e os interessados devem recorrer à Secretaria de Cultura, que fica na Rua Izabel Vieira Martins, 131, Cidade Nova. Os editais são financiados com recursos do Governo Federal, repassados por meio da Lei Paulo Gustavo. Segundo o Ministério da Cultura, representa o maior investimento direto no setor cultural na história do Brasil, o que torna essa oportunidade ainda mais especial.
BANDAS EM RAPOSO – O 1º Encontro de Bandas será no distrito de Raposo, que faz parte da rota turística do município. A expectativa do governo é de que a localidade seja transformada em uma sinfonia de sons e ritmos no sábado. O evento será realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação do Comércio (Fecomércio).
As apresentações serão na Praça Orlando Tavares (ao lado da Igreja Católica); é o primeiro evento do gênero da região, com participação de sete bandas de fanfarra. Raposo é uma das estâncias hidrominerais mais procuradas no Estado do Rio de Janeiro, em razão das propriedades medicinais presentes nas águas de suas fontes.
É o sétimo distrito de Itaperuna, maior município do Noroeste Fluminense, com área de 1.105,566 quilômetros quadrados e cerca de 104 mil habitantes. Manifestação de fé popular, a Festa do Carro de Boi, realizada em maio, é uma das mais tradicionais atrações turísticas de Raposo.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.