Publicado 20/05/2025 23:53 | Atualizado 03/12/2025 15:02
Japeri - A Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu um passo importante rumo à inovação educacional ao firmar, nesta segunda-feira (19), uma parceria com a Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio). O acordo foi oficializado com a assinatura de um termo de cooperação técnica para a implementação do projeto ANDAR - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, que inicialmente serão implementadas em duas unidades escolares.
PublicidadeA assinatura foi realizada na sede da MultiRio, no Rio de Janeiro, pela Diretora presidente da instituição, Maíra Moraes e a Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros. O ato marcou também a participação do município na gravação de um videocast que celebrou o início da parceria e teve a participação do Deputado Federal, Aureo Ribeiro. Para a secretária Caroline Ontiveros, a adesão ao projeto representa uma virada de chave para a rede municipal. “Acreditamos no poder da escuta, da expressão e do protagonismo juvenil. O ANDAR chega para mostrar aos nossos estudantes que suas vozes importam, que seus olhares sobre a comunidade têm valor e que, sim, é possível sonhar alto, mesmo partindo de realidades desafiadoras”, pontuou.

Já Mayra Moraes ressaltou que o projeto vai além da comunicação escolar. “Queremos que os alunos se vejam como agentes de transformação, que se sintam parte da construção de uma educação pública mais crítica, conectada com a realidade e com os sonhos deles”, disse.
JORNALISMO ESTUDANTIL
O ANDAR tem como objetivo fomentar o jornalismo estudantil em múltiplas mídias e formatos, promovendo uma rede de trocas entre estudantes, professores e a comunidade escolar. Por meio de podcasts, videocasts, rodas de conversa, coberturas fotográficas e outras formas de expressão, os alunos desenvolvem habilidades comunicacionais e passam a refletir e expressar suas visões sobre a escola e a realidade em que vivem. Para Aureo Ribeiro, a comunicação é um instrumento de empoderamento da juventude.
“Investir em educação e comunicação é investir em transformação social. Projetos como o ANDAR mostram que nossos jovens têm voz, e que precisamos garantir os espaços para que sejam ouvidos”, afirmou o parlamentar.
Já o vice-prefeito Carlos Januário que também acompanhou a assinatura do convênio falou do esforço da educação para garantir o direito de escuta dos alunos. “Japeri tem feito um esforço constante para garantir que nossas escolas sejam espaços mais abertos à escuta, à criatividade e à participação dos estudantes. Com o projeto ANDAR, damos mais um passo importante nesse caminho, apostando em uma educação que acolhe, forma e dá voz à juventude da nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito Carlos Roberto Januário.
Japeri é o segundo município do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao projeto, que vai muito além de estimular novas práticas pedagógicas nas escolas públicas: ele aposta no protagonismo juvenil como ferramenta de transformação social. A gestora e subgestora das Escolas Municipais Bernardino de Melo e Frei Maurício Vianna, Indiara Martins e a subgestora Rogeria Rocha de Melo acompanharam a visita, já que são as primeiras a receberem o ANDAR.
VIDEOCAST
O videocast foi mediado pela estudante Helena Andrada, de 13 anos, da Escola Municipal Fernando de Azevedo, em Santa Cruz (RJ), uma das primeiras a receber o projeto, sob coordenação da professora Tatiana Costa. Helena foi acompanhada pelas colegas Laysa Maia (13) e Isabelle Lopes (12), também participantes do projeto. Isabelle, inclusive, já atua como repórter mirim em coberturas escolares desde o ano passado.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.