A iniciativa, que atendia exclusivamente mulheres vítimas de violência doméstica, ampliou o público-alvo e agora beneficia também famílias em situação de vulnerabilidade socialSuzane Vasconcellos / PMJ
Publicado 29/05/2025 16:55
Belford Roxo - Em apenas 15 dias de funcionamento, a Carreta “Reconstruindo Sorrisos” já realizou mais de 1.000 atendimentos odontológicos no município de Japeri. A iniciativa, que primeiro atendia exclusivamente mulheres vítimas de violência doméstica, ampliou o público-alvo e agora beneficia também famílias em situação de vulnerabilidade social.

Estacionada no Paço Municipal desde sua inauguração, no último dia 14 de maio, a ‘Carreta’ tem se tornado referência em atendimento humanizado e acessível. Na última semana, (15 a 27 de maio), foram registrados mais de 300 procedimentos odontológicos e 130 consultas e exames oftalmológicos.
Publicidade
Além de odontologia e oftalmologia, a carreta oferece exames de ultrassonografia e ecocardiograma - Suzane Vasconcellos / PMJ
Além de odontologia e oftalmologia, a carreta oferece exames de ultrassonografia e ecocardiogramaSuzane Vasconcellos / PMJ


A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e tem como objetivo oferecer acolhimento, orientação e serviços especializados à população em risco social. Além de odontologia e oftalmologia, a carreta oferece exames de ultrassonografia e ecocardiograma, a pacientes encaminhados pelo Complexo Municipal de Regulação.

De acordo com a coordenadora de Odontologia do município, Maíra Felix, a Carreta promove não só a saúde física, mas também a reconstrução da autoestima. "A Carreta Reconstruindo Sorrisos representa um marco na promoção da saúde bucal em Japeri. Mais do que números, como os mais de mil atendimentos já realizados em apenas 15 dias, ela simboliza o cuidado, o acolhimento e a dignidade que levamos à população mais vulnerável”, explicou.
Na última semana, (15 a 27 de maio), foram registrados mais de 300 procedimentos odontológicos e 130 consultas e exames oftalmológicosSuzane Vasconcellos / PMJ


Segundo ela, a odontologia tem um papel fundamental na autoestima e na qualidade de vida das pessoas. "Poder oferecer esses serviços de forma acessível e com estrutura de excelência é extremamente gratificante. Além disso, o contato direto com essa modalidade de pública nos permite identificar outras demandas, orientar sobre prevenção e reforçar a importância da saúde bucal como parte integral do bem-estar. Essa ação, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, reforça o compromisso da nossa gestão com uma saúde pública mais humanizada, inclusiva e resolutiva”, finalizou.

Histórias de quem foi atendido

Moradora do bairro Primavera, Sandra de Jesus Oliveira, de 52 anos, procurou atendimento oftalmológico após sentir incômodos frequentes nos olhos. “Parece que tem areia, coça muito e fica vermelho. Estava me incomodando demais”, contou.

Após passar pela tonometria, exame que mede a pressão intraocular, ela foi orientada a seguir para avaliação médica. Segundo o técnico Omar, o procedimento é rápido, indolor e pode identificar sinais de glaucoma, encaminhando o paciente ao tratamento adequado.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública mais humanizada, inclusiva e resolutivaSuzane Vasconcellos / PMJ


Outra paciente, Josenilda Mariana da Silva, de 49 anos, moradora do bairro Teófilo Cunha, comemorou a oportunidade. “Assim que soube do agendamento, liguei para meu marido e pedi para ele conseguir uma liberação no trabalho. É uma chance única e perto de casa. Cheguei há 30 minutos e já fui chamada”, relatou com entusiasmo.
Leia mais