Publicado 23/05/2023 08:03
Comendador Levy Gasparian - A cidade de Levy Gasparian em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, representada pelo grupo de pesquisa LINFE – Linguagem, Infância e Educação – desenvolverá durante este ano letivo de 2023, a Pesquisa Formação do Leitor no Ensino Fundamental: um estudo de caso com estudantes do Ensino Fundamental do município.
O objetivo do estudo é identificar habilidades de leitura desenvolvidas pelos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e as estratégias de leitura mobilizadas por esses estudantes para interagir com textos de diferentes gêneros – para que, de posse de tais dados, apresente uma proposta de desenvolvimento profissional docente que terá como base as “lacunas” identificadas na formação leitora de nossos alunos.
A pesquisa será coordenada pela professora doutora Hilda Micarello, que também vem coordenando os encontros quinzenais do grupo de estudo da SME: o grupo Café Pedagógico, que por sua vez é composto pelas coordenadoras da secretaria de educação, pela Secretária Municipal de Educação, pelos orientadores pedagógicos e professores da rede convidados.
A pesquisa será coordenada pela professora doutora Hilda Micarello, que também vem coordenando os encontros quinzenais do grupo de estudo da SME: o grupo Café Pedagógico, que por sua vez é composto pelas coordenadoras da secretaria de educação, pela Secretária Municipal de Educação, pelos orientadores pedagógicos e professores da rede convidados.
A parceria teve início em março deste ano letivo e até o presente momento já foram realizados três encontros, que tiveram por objetivo a produção da Matriz de Referência que expressará as habilidades e estratégias de leitura a serem avaliadas em cada segmento e também a elaboração (revisão) do protocolo de leitura, em duas versões: anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.
A formação do leitor é um compromisso das diferentes áreas de conhecimento e componentes curriculares, não podendo ficar restrita à disciplina de Língua Portuguesa.
Assim, coerente com essa posição, a SME vê nessa parceria a possibilidade de pensar ações no âmbito do desenvolvimento profissional docente, que tenha por referência o resultado obtido nos dados que a pesquisa irá gerar, de forma a oferecer para todos os professores da rede municipal de educação uma formação que possa dialogar com os resultados gerados pela pesquisa.
A formação do leitor é um compromisso das diferentes áreas de conhecimento e componentes curriculares, não podendo ficar restrita à disciplina de Língua Portuguesa.
Assim, coerente com essa posição, a SME vê nessa parceria a possibilidade de pensar ações no âmbito do desenvolvimento profissional docente, que tenha por referência o resultado obtido nos dados que a pesquisa irá gerar, de forma a oferecer para todos os professores da rede municipal de educação uma formação que possa dialogar com os resultados gerados pela pesquisa.
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