Publicado 13/08/2022 10:07 | Atualizado 13/08/2022 10:27
Macaé - O prefeito de Macaé, Welbeth Rezende, se reuniu na última quinta-feira (11) com gerentes da Petrobras para debater assuntos pertinentes ao mercado de trabalho no município. Entre as pautas abordadas, a revisão da regra que exige o tempo mínimo de dois anos de experiência para a contratação na indústria Offshore foi mais uma vez defendida pelo gestor municipal.
Welberth ponderou que, como a Petrobras é a principal empresa no segmento óleo e gás, a regra acaba valendo para suas terceirizadas, impondo uma barreira para o profissional que se formou recentemente e busca colocação nessa indústria.
A empresa se comprometeu a revisar a regra e criar novos critérios para a contratação, através de cursos específicos de qualificação realizados em parceria com a Prefeitura.
Para o macaense Júlio Cesar Bezerra (32), a não obrigatoriedade de dois anos de experiência da Petrobras será excelente, pois vai possibilitar empregabilidade para novos profissionais, que estão sedentos por uma chance de praticar o que aprendeu em seus cursos e levar o sustento para suas famílias.
"Sabemos que não é fácil trabalhar no setor offshore, além da formação técnica, precisamos ter uma série de certificações para estarmos aptos à maioria das vagas. Muitas das vezes, as pessoas se formam, investem em capacitação em busca de uma oportunidade, mas acaba se frustrando quando o mercado não abre vagas para recém formados. Eu mesmo passei por isso até conseguir uma chance", explicou Júlio que é analista de qualidade e trabalha no ramo offshore há 10 anos.
Para a analista de logística de pessoas, Lia Carla Neves (38), a exigência da experiência offshore poderia cair para um ano. "Trabalhar offshore vai muito além da formação técnica, é preciso ter uma certa disciplina e maturidade para lhe dar com os desafios, prazos e pressão do dia a dia. Acredito que uma pessoa totalmente crua, pode se atrapalhar e comprometer o serviço, por isso, um ano de experiência em alguma função que se adeque com a vaga desejada pode ser o suficiente", ressaltou Lia.
Estiveram presentes na reunião em Macaé, o Gerente de Parcerias de Negócios da Unidade de Operações Bacia de Campos (UO-BC) da Petrobras, Esdras Barros, a Gerente de Suprimentos, Amanda Mendes e o Coordenador de Relações com o Poder Público Municipal e Estadual, Eduardo Santos.
Também participaram os Secretários de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes, do Ambiente, Juninho Luna, Adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, de Políticas Energéticas, Tiago Rocha, de Relações Institucionais, Tito Simões, além do vereador Professor Michel.
Também participaram os Secretários de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes, do Ambiente, Juninho Luna, Adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, de Políticas Energéticas, Tiago Rocha, de Relações Institucionais, Tito Simões, além do vereador Professor Michel.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.