Alunos do colégio Botafogo tem aula de ciências na Lagoa de Imboassica com passeio de canoa havaianaDivulgação/Moisés Bruno H. Santos
Publicado 20/04/2023 16:41
Publicidade
Macaé - Uma experiência para aumentar a conscientização ambiental em estudantes da rede pública municipal de ensino. A primeira edição do projeto “De Canoa, na Lagoa – Conhecer para Preservar” aconteceu nesta quinta-feira (20), na Lagoa de Imboassica. A ação, parceria entre a Secretaria de Educação e o Clube Crispy Koa Va´a, reuniu alunos do Colégio Municipal Botafogo para um passeio de canoa e reconhecimento da biodiversidade do local.

A estudante Khaterine Silveira, 14 anos, do 6º ano, contou que estava maravilhada com a atividade. “Uma experiência que vai ficar para minha vida. Que maravilha de lugar, além de percebermos que podemos ajudar o meio ambiente de alguma forma”, disse.
Alunos do colégio Botafogo tem aula de ciências na Lagoa de Imboassica com passeio de canoa havaiana - Divulgação/Moisés Bruno H. Santos
Alunos do colégio Botafogo tem aula de ciências na Lagoa de Imboassica com passeio de canoa havaianaDivulgação/Moisés Bruno H. Santos

A iniciativa é desenvolvida pela Superintendência de Educação Integrada, por meio da Coordenação de Educação Ambiental. As representantes do setor, Lúcia Helena Gama e Rosemere Novaes, revelaram que a ideia é proporcionar o conhecimento para gerar uma conscientização ambiental. “Muitos nem conheciam esse espaço. Com essa atividade, eles receberam informações sobre a importância de não poluir a lagoa e que outras vidas dependem dessa biodiversidade”, afirmaram.

Para o professor de Ciências, José Kalil, o aprendizado fora da sala de aula é importante. “Com esse cenário da natureza, exemplificamos que os corpos hídricos não podem ser locais de despejos de esgoto, além de abordarmos a ecologia e as teias alimentares existentes na própria lagoa e entorno”, acrescentou.

As estudantes Júlia Delatoura, 11 anos, e Eloysa Gabrielly da Silva, 12 anos, do 6º e 7º anos, respectivamente, destacaram que adoraram a paisagem, mas esperavam conhecer uma capivara. “Não foi desta vez, mas o cenário já valeu a pena. Não conheci a capivara, que afirmaram ter no local, mas agora sei que tem”, frisou Eloysa.

A diretora do Colégio Municipal Botafogo, Greice Boni, afirmou que o projeto busca, ainda, desenvolver companheirismo, interação com a natureza, amizade e educação fora da escola. “Canoa é um esporte de partilha. Hoje é um dia de paz e encontramos isso aqui”, comentou. A presidente do clube, Crispiane Barcelos Ribeiro, completou: “É um ambiente saudável e de terapia ocupacional”.
Publicidade
Leia mais