Evento será na Praça Veríssimo de Melo, no CentroFoto: Moisés Bruno
Publicado 29/06/2023 12:52
Publicidade
Macaé - A 4ª edição do projeto "Artes Integradas em Curso" trará uma variedade de atividades culturais em Macaé, de julho a dezembro deste ano. Com programação gratuita, a Mostra Cultural inaugural acontecerá neste sábado (1º) às 10h, na Praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé.
O projeto contará com cinco edições da Mostra Cultural em diferentes bairros da cidade. Serão realizadas quatro apresentações artísticas profissionais de dança, teatro, música e circo, além de cinco aulas abertas nas áreas de dança, teatro, circo, música, audiovisual e artes visuais. Também haverá exposições de graffiti e pintura em tela, bem como o espaço "Leitura, Sabor e Arte" para os participantes do evento. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A programação no sábado (1), onde será realizado o evento de Lançamento do projeto às 10h na Praça Veríssimo de Melo conta com a primeira Mostra Artística com apresentações da Cia Chirulico, DJ Laary Reys, Represent Dance Crew e Rafael Souza, contará ainda com Aulas Livres de Dança, Circo e Teatro, um Espaço de Leitura com títulos literários para todas as idades, Exposição fotográfica Cantos de Macaé do fotógrafo Raphael Bózeo, Intervenções com o DJ Avellar e muito mais.
O projeto "Artes Integradas em Curso" recebe patrocínio da EDF Brasil por meio da Lei de Incentivo à Cultura e é realizado pelo CIEMH2 Núcleo Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. De acordo com Renato Mota, coordenador de produção do projeto, uma vez por mês, aos sábados, a Mostra Cultural ocorrerá em um bairro diferente, oferecendo atividades diversas como aulas abertas, apresentações artísticas, exposições e espaço de leitura. Os bairros selecionados são Centro, Campo D'Oeste, Visconde De Araújo, Morro de São Jorge e Praia Campista.
Renato explica que o projeto foi desenvolvido com base nos resultados das três edições anteriores, agradando a crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados em lazer e formação cultural. Nesta edição, serão oferecidas mais de 10 modalidades artísticas, incluindo workshops de formação continuada para profissionais da cultura de Macaé e região. O objetivo é atender a todos os públicos de forma inclusiva, tornando-o um projeto para toda a família.
Além disso, serão oferecidas oficinas culturais gratuitas na sede do CIEMH² Núcleo Cultural, no bairro Sol e Mar. Os interessados poderão participar de oficinas de dança, ballet, teatro, musicalização, DJ/sonorização, circo, arte e design, audiovisual e acessibilidade cultural. Nesta edição, também estão previstos três workshops profissionais nas áreas de artes cênicas, música e audiovisual.
Renato Mota destaca que um dos desafios em Macaé é a falta de oportunidades para os profissionais da cultura continuarem seus estudos sem precisar sair da cidade. O projeto visa suprir essa necessidade, trazendo renomados artistas das áreas de artes cênicas, música e audiovisual para oferecer formação. Ele ressalta que a missão do CIEMH2 é proporcionar lazer e formação individual, ao mesmo tempo em que mostra que é possível ser um profissional na área artística e que há mercado em Macaé. Muitos dos profissionais que atuam na produção, criação e ministração de aulas foram alunos dos projetos anteriores do CIEMH2.
Publicidade
Leia mais