Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses em Macaé busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle dessas doençasDivulgação/Bruno Campos
Publicado 30/06/2023 14:48 | Atualizado 30/06/2023 14:55
Publicidade
Macaé - A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde de Macaé está promovendo a 2ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses, que acontecerá entre os dias 03 e 07 de julho. A ação é uma iniciativa em alusão ao Dia Mundial das Zoonoses, celebrado em 06 de julho, em memória ao marco histórico de 1885, quando o cientista Louis Pasteur aplicou a primeira vacina contra a raiva.

Durante a semana, a Cevas preparou uma programação especial que engloba ações educativas nos bairros de Macaé entre os dias 03 e 05 de julho, palestras no dia 06 de julho e um minicurso no dia 7. A equipe da Cevas realiza uma série de atividades em Macaé, incluindo ações educativas, investigação de casos suspeitos e/ou confirmados de zoonoses, eliminação de criadouros de vetores e vacinação antirrábica animal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Essas doenças podem ser transmitidas de forma direta, por meio do contato com secreções ou contato físico, ou de forma indireta, através de vetores como mosquitos e pulgas, contato indireto com secreções ou consumo de alimentos contaminados.

A Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses em Macaé busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle dessas doenças, garantindo a saúde e o bem-estar de todos.

Programação da 2ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses:

Dias: 03/07 a 05/07 - Ações educativas sobre prevenção de zoonoses em diferentes bairros
Dia: 06/07 – Palestras: Auditório Cláudio Ulpiano, bloco A, Cidade Universitária
8h - Credenciamento
8h30 - Abertura solene
9h – Palestra: "Novas Tecnologias para Controle de Vetores"
Palestrante: Jorge Antônio da Cunha Chagas (Biólogo- Saneamento Ambiental Projetos e Operações- SAPO)
10h15 - Intervalo
10h30 - Palestra: "Panorama sobre as Leishmanioses no Rio de Janeiro e o papel da Vigilância Entomológica"
Palestrante: MSc. André de Figueiredo Barbosa (Mestre em Ciências - Laboratório de Doenças Parasitárias- Instituto Oswaldo Cruz/IOC- Fiocruz)
11h30 - Almoço
13h30 - Palestra: "O perfil epidemiológico da febre maculosa nas regiões e cidades do estado do Rio de Janeiro"
Palestrante: Sabrina Teixeira da Silva Moraes (Médica Veterinária da Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal de Itaperuna/RJ e Mestranda em Saúde Pública e Zoonoses na Universidade de Vila Velha - UVV)
14h30 - Palestra: "Influenza aviária: desafio para a saúde única"
Palestrante: MSc. Fernando Silveira Ferolla (Mestre em Produção Animal - Chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Macaé/RJ - Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento/SEAPPA)
15h30 - Encerramento


Dia: 07/07 – Mini-curso: Auditório Cláudio Ulpiano, do bloco A, Cidade Universitária
8h - Credenciamento
08h30 - Mini-curso: "Micologia sanitária: Diagnóstico Clínico-Laboratorial da Esporotricose Humana e Animal"
Palestrante: Dr. Paulo Murillo Neufeld (Doutor em Ciências - Chefe do Laboratório de Micologia Médica e Forense da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ)
Publicidade
Leia mais