Publicado 18/07/2023 09:54 | Atualizado 18/07/2023 09:55
Macaé - Macaé avança na busca por um trânsito mais seguro e eficiente com a implementação de um novo sistema de monitoramento. Nesta primeira etapa, pontos de monitoramento que estavam desativados há uma década foram reativados, especialmente nas Linhas Verde e Azul, principais eixos viários da cidade. Equipamentos de alta tecnologia agora registram a passagem dos veículos, identificam a média de velocidade do trânsito em diferentes horários e fornecem dados precisos para a equipe de engenharia de trânsito da Mobilidade Urbana.
Através de câmeras e sensores, 35 pontos de monitoramento em toda a cidade fornecerão informações cruciais sobre o tráfego, auxiliando na definição dos limites de velocidade e aumentando a segurança nas vias de circulação de carros de passeio e veículos pesados. A iniciativa foi impulsionada pelo aumento do número de colisões e acidentes com óbitos nos últimos anos, tornando o monitoramento e a fiscalização de veículos uma estratégia essencial.
Com a implementação do novo sistema de controle, a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana terá maior capacidade de responder em tempo real a eventuais falhas nos semáforos e, com base nos dados coletados nos pontos de monitoramento, poderá ajustar o ritmo de operação dos radares, reduzindo pontos de retenção e melhorando o fluxo de tráfego em toda a cidade. Essa iniciativa coloca Macaé em sintonia com outras grandes capitais do país, que adotam tecnologias similares para gerenciar seus complexos sistemas de trânsito.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.