Consolidação desta parceria foi celebrada pelo prefeito Welberth Rezende junto ao vice-governador ,Thiago PampolhaFoto: Rui Porto Filho
Publicado 21/07/2023 12:22
Publicidade
Macaé - A iniciativa conjunta entre a Prefeitura e o Estado resultou na conclusão do projeto de reflorestamento de 16 quilômetros de vegetação nativa da Mata Atlântica, criando um Corredor Ecológico que conecta o Parque Atalaia à Reserva Biológica da União (REBio). A solenidade de entrega do Corredor Ecológico foi realizada na Fazenda Barrancas, em Areia Branca, onde o prefeito Welberth Rezende e o vice-governador e Secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, celebraram a consolidação dessa parceria.
O projeto, que se destaca como um dos maiores programas de reflorestamento do Estado, inclui o plantio de vegetação nativa da Mata Atlântica nas margens do curso das águas do Rio Macaé, abrangendo as áreas das Fazendas Barrancas e Três Marias. O Corredor Ecológico é uma iniciativa do grupo empreendedor do Tepor, novo portuário de Macaé, que investiu recursos previstos como medida compensatória, tornando o projeto de sustentabilidade eficiente e inovador.
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o Corredor Ecológico também atende as diretrizes do Programa Pacto pelas Águas, que visa proteger as nascentes dos mananciais que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, responsável pelo abastecimento de cerca de 400 mil pessoas na região. O projeto garante a ampliação das reservas de preservação do município, com a aquisição de novas áreas nas regiões de nascentes e do curso do Rio Macaé, assegurando o acesso sustentável aos recursos naturais, especialmente a água, para a população atual e futura.
A parceria entre o governo do Estado e o município proporciona a realização de novos projetos voltados à proteção das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. O compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade é evidente, e esse projeto exemplifica a importância de integrar a sustentabilidade em diversas atividades econômicas, como a agricultura e a pecuária. A solenidade contou com a presença de secretários municipais, representantes de instituições empresariais locais e lideranças da região, ressaltando a relevância desse projeto para o futuro da cidade e do meio ambiente.
Publicidade
Leia mais