Publicado 09/08/2023 14:46 | Atualizado 10/08/2023 16:33
Macaé - O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Macaé teve sua primeira reunião nesta quarta-feira (09), na sede da Secretaria de Agroeconomia. Instituído pela Lei Municipal 5.000/2023, publicada em 29 de março, o órgão tem caráter consultivo e orientativo, atuando na definição e direcionamento da política de desenvolvimento rural sustentável na região.
O objetivo principal do CMDRS é promover a criação de políticas públicas mais eficazes, através da colaboração entre entidades públicas e a sociedade civil. O processo decisório é conjunto, visando impulsionar o crescimento amplo da agricultura local. O Secretário de Agroeconomia, Carlos Eduardo Jardim, que também preside o CMDRS, enfatizou a relevância do conselho: "O Conselho é de fundamental importância. A finalidade é ofertar melhores políticas públicas, com um trabalho conjunto dos órgãos públicos e da sociedade civil. Esse é um exercício diário do equilíbrio e da serenidade."
Composto por 18 membros, metade dos quais são indicados pelo poder público, e os outros nove representam a sociedade civil organizada, o CMDRS visa retomar sua atuação após 14 anos de desativação. Dentre as atribuições do conselho estão a proposição e avaliação de diretrizes, programas e projetos de interesse relevante, a promoção de iniciativas em prol da agroindústria familiar, a defesa do meio ambiente, o incentivo à produção agropecuária, geração de emprego e renda no meio rural, além da facilitação do acesso a políticas públicas e parcerias com o setor privado.
O ressurgimento do CMDRS representa um passo significativo para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em Macaé, estabelecendo um espaço de diálogo e cooperação essencial para o crescimento harmonioso da região.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.