Reginaldo e Cesinha fazem parte da Frente em Defesa das Pessoas com Deficiência Foto: Tiago Ferreira
Publicado 20/08/2023 10:23 | Atualizado 20/08/2023 10:24
Publicidade
Macaé - A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência (PcD) obteve aprovação para um pedido crucial na Câmara de Macaé. O requerimento, formulado pela frente, convida a secretária adjunta de Atenção Básica da Saúde, Natália Antunes, para prestar esclarecimentos sobre o Censo das PcDs. A apresentação está marcada para o Grande Expediente da sessão da próxima quarta-feira (23).
O presidente Cesinha (Solidariedade), membro ativo da frente, destacou a relevância do requerimento e lançou luz sobre a importância de planejar políticas públicas efetivas. Uma questão primordial abordada é o fato de que muitas famílias, por falta de informações, temeram perder benefícios federais ao informar a presença de pessoas com deficiência em suas residências. Cesinha assegurou que não haverá redução de benefícios e enfatizou o compromisso com a inclusão.
Além disso, a Frente Parlamentar expressou o interesse em estabelecer um diálogo com o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) para discutir sobre a criação de um centro integrado de atendimento. Reginaldo do Hospital (Cidadania), outro membro da frente, pontuou que o censo proporcionará dados essenciais para aprimorar o atendimento público. A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência também celebrou um avanço notável, ao diminuir a fila para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
No contexto de medidas propositivas, Marlon Lima (PDT) levantou a ideia de criar uma Secretaria de Acessibilidade e Inclusão. O vereador enfatizou a necessidade de garantir o direito de ir e vir da população com deficiência, citando eventos recentes e melhorias no transporte público. Cesinha também fez uma proposição relevante, solicitando informações sobre a cobrança da taxa de esgoto realizada pela BRK Ambiental no Residencial do Bosque, em Cabiúnas, com o objetivo de assegurar a conformidade dos contratos municipais.
Publicidade
Leia mais