Publicado 31/08/2023 13:16 | Atualizado 31/08/2023 13:17
Macaé - Trinta e dois profissionais da Defesa Civil de Macaé estão embarcando em um curso fundamental de "Meteorologia e Defesa Civil", abrangendo um total de 60 horas de instrução. As aulas acontecem ao longo de oito quartas-feiras, das 8h às 17h, no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) em Macaé. O destaque desse local é a presença do Radar Meteorológico, mantido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) - apenas dois desses dispositivos existem no estado do Rio de Janeiro, sendo o outro localizado em Mangaratiba.
Joseferson de Jesus Florêncio, Secretário Adjunto de Defesa Civil, destacou que o Radar tem a capacidade de rastrear nuvens que se aproximam da cidade, identificando padrões propensos a chuvas intensas. "Estamos interpretando dados brutos e quantitativos para realizar análises estatísticas. Nosso objetivo é entender melhor as informações geradas pelo Radar", disse Joseferson.
O conhecimento adquirido será crucial para a operação do Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Macaé, que será inaugurado em breve, em colaboração com a UENF e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Teremos conexões com 31 estações meteorológicas. Esse sistema proporcionará uma melhoria significativa na capacidade de monitoramento das previsões meteorológicas", revelou Joseferson.
Nessa quarta-feira (30), o coordenador da Regional da Defesa Civil (Redec) na Baixada Litorânea, tenente coronel Fábio Gonçalves, também participou do curso. "Além dos agentes de Macaé, representantes de Cabo Frio, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Campos dos Goytacazes e Teresópolis estão participando. Estamos oferecendo essa oportunidade de conhecimento para todos", informou Fábio.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.