Sana possui no turismo ecológico a característica econômica mais expressivaFoto: Divulgação
Publicado 31/10/2023 12:37
Publicidade
Macaé - Comemorado pelos moradores e visitantes como um refúgio de natureza e tranquilidade, o vilarejo do Sana, localizado no sexto distrito de Macaé, celebra 121 anos de fundação nesta terça-feira, dia 31 de outubro. Rodeado por uma vasta área de Mata Atlântica e com dezenas de cachoeiras, o Sana se tornou o destino turístico mais procurado da região e ganhou um motivo especial para celebrar: a pavimentação da estrada do distrito, anunciada pela Prefeitura.
Criado em 1902 por grupos de imigrantes suíços que buscavam terras férteis para o cultivo de café, o Sana possui quatro teorias para explicar a origem de seu nome. Uma delas diz que os índios da região chamavam o local de Sana, em referência a um bambu que crescia às margens dos rios. Outra teoria atribui o nome a um imigrante que chamava seu rio de Sana, mas devido à pronúncia, o rio e a área passaram a ser chamados de Sana. A terceira teoria remete ao sobrenome Sanner, de uma das famílias de imigrantes, enquanto a quarta diz que o nome deriva de um pássaro típico da região, conhecido como Saná.
O destaque do distrito fica por conta do Rio Sana, que atravessa toda a região e recebe diversos afluentes, como o Rio Peito de Pombo, onde estão localizadas as cachoeiras Sete Quedas, Mãe, Pai e o Escorrega. Outros rios e riachos, como Andorinhas, São Bento e Boa Sorte, também oferecem piscinas naturais e cachoeiras encantadoras. Junto aos atrativos naturais, o Sana conta com diferentes tipos de hospedagem espalhados pelas localidades que compõem o distrito, como Barra do Sana, São Bento, Arraial do Sana, Vale da Glória, Vale do Peito do Pombo, Cabeceira do Sana e Boa Alegria.
A subida ao Peito de Pombo e a observação de pássaros também são atividades populares entre os turistas que visitam a região. Para impulsionar ainda mais o setor turístico, a Prefeitura de Macaé está investindo em obras de pavimentação e drenagem na estrada que dá acesso ao Sana, além de recuperar a pavimentação interna do Arraial. O projeto, seguindo critérios sustentáveis, visa a melhorar as condições de infraestrutura e mobilidade na região serrana do município.
Publicidade
Leia mais