Missa solene e tendas de Educação em Saúde e instituições religiosas marcam o feriadoFoto: Divulgação
Publicado 01/11/2023 15:04
Publicidade
Macaé - A tradicional missa e tendas de Educação em Saúde e de instituições religiosas farão do Dia de Finados, feriado desta quinta-feira (2), uma data reconfortadora para familiares e amigos durante a visita no Memorial da Igualdade aos entes que se foram. A programação começa às 9h, com a missa solene celebrada pelo vigário episcopal do Vicariato Litoral, padre Gleison Lima da Silva.
O projeto da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) celebra também a vida dos visitantes, já que a data é para reflexão dos que vivem. As ações serão realizadas, simultaneamente, nos demais cemitérios do município: Rosário, Santíssimo e São João Batista.
Na tenda da Cevas o público receberá orientações sobre arboviroses (doenças causadas principalmente por mosquitos).Haverá, ainda, distribuição de material informativo e anotação de reclamação ou denúncia. A programação foi preparada pela prefeitura, por meio do Memorial, para que as pessoas visitem as sepulturas, façam as suas preces e depositem flores e velas com tranquilidade.
Neste dia, as ações da Cevas serão de reforço ao combate e prevenção ao Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chykungunia), que são realizadas rotineiramente nos bairros. Já nas tendas religiosas cada instituição fará a sua celebração dedicada aos fiéis visitantes.
O diretor do Memorial, Júlio César de Barros, informou que, durante todo o mês de outubro os trabalhos de manutenção dos cemitérios foram intensificados em parceria com outros órgãos municipais.
"Preparamos tudo para receber os visitantes no Dia de Finados com medidas de higienização, paisagismo, segurança do espaço e acolhimento. A presença de instituições religiosas marca o Memorial como espaço ecumênico, aberto para a diversidade de celebrações, para todos que queiram participar visando reconfortar as pessoas", destacou.
Segundo ainda o diretor, oMemorial recebe cerca de 3,5 mil pessoas por mês e o espaço está sendo ampliado. O governo municipal investe na construção de 513 jazigos dobrados(com dois andares cada) e mais 1.100 gavetas que, juntos, somarão cerca de oito mil sepulturas no local.
Quem chega ao Memorial encontra uma área externa pavimentada, com asfaltamento na chegada às capelas, bem como paisagismo e revitalização também nos locais de sepultamento que estão recebendo nova pintura e sinalização dos jazigos. O Memorial é vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e recebe apoio de Obras, Serviços Públicos, Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Social, entre outras áreas do governo municipal que atuam em parceria atendendo às demandas do espaço. Resumo da história
O Dia de Finados foi instaurado pelo abade Odilon, de Cluny, na França, por volta de 1030, e se expandiu por todo o mundo cristão como celebração de seus mortos. Mas, desde o ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos. A homenagem acontece em todo o Brasil, sendo o dia feriado nacional conforme a Lei 10.607.
Publicidade
Leia mais