Uma das propostas destina cavalos abandonados à equoterapiaFoto: Divulgação
Publicado 22/11/2023 11:40
Publicidade
Macaé - Na sessão de terça-feira (21) na Câmara Municipal de Macaé, foram aprovados um requerimento e duas indicações relacionadas aos direitos dos animais. O vereador Rafael Amorim (PDT) propôs ao governo do Estado a criação de um departamento policial especializado em questões animais. Ele também sugeriu a destinação social dos animais de grande porte em situação de rua.
Rafael Amorim mencionou o programa estadual chamado RJ Pet, que oferece castração gratuita para animais de estimação, e destacou o departamento específico para denúncias de maus-tratos, o 181. Com base nesse trabalho, o vereador solicitou a implantação de um destacamento de polícia civil especializado em questões relacionadas aos animais, incluindo o treinamento de agentes e a continuidade das políticas públicas nesse sentido.
Além disso, Rafael propôs ao prefeito Weberth Rezende (Cidadania) que os cavalos encontrados em situação de rua sejam direcionados para o serviço de equoterapia municipal, um serviço de saúde que beneficia crianças com vários tipos de transtornos e deficiências. Ele ressaltou que muitos cavalos recolhidos das vias públicas podem ser aproveitados para esse fim.
Por sua vez, o vereador George Jardim (PSDB) solicitou a construção de passarelas para animais silvestres na RJ-162, no trecho conhecido como "Matinha", entre o Parque Municipal Atalaia e Córrego do Ouro, na Região Serrana. George destacou os frequentes atropelamentos nessa rodovia estadual, colocando em risco a fauna e os condutores de veículos. A proposta é cercar a rodovia dos dois lados e construir passarelas subterrâneas e aéreas para evitar acidentes no local.
Publicidade
Leia mais