Painéis coloridos ocupam o muro do Luiz Reid e celebram os 212 anos de Macaé com arte urbanaFoto: Divulgação
Publicado 26/07/2025 10:55
Macaé - O muro do Colégio Estadual Luiz Reid, no Centro de Macaé, se transformou em uma imensa tela para artistas urbanos do Brasil e do mundo. A mudança faz parte da programação do aniversário de 212 anos da cidade, celebrada nesta terça-feira, 29 de julho, com a 14ª edição do Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana, que acontece até domingo, das 9h às 18h, na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro.
Publicidade
Mais de vinte artistas, entre locais, nacionais e internacionais, estão reunidos em uma intervenção que já é considerada uma das mais expressivas do país em muralismo. Com estilos diversos e técnicas que vão além do grafite com spray, os painéis chamam atenção de quem passa pelo local e valorizam a identidade cultural do município.
Idealizado pelo artista macaense Marlon Muk, o festival deste ano presta homenagem ao centenário de Antônio Alvarez Parada, professor e autor do hino de Macaé. Os temas das obras, no entanto, são livres, e a diversidade das criações reforça o intercâmbio artístico promovido pelo evento.
Entre os convidados estão artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Goiás, Ceará, Minas Gerais e países como Angola, México e República Dominicana. Para muitos, é a primeira vez na cidade, como relatou a paulistana Monaliza Oliveira, que destacou a receptividade e a troca de experiências. Já a artista macaense Karol Castro celebrou a oportunidade de dar visibilidade ao seu trabalho e declarou estar emocionada por homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus em seu mural.
O curador Marlon Muk ressaltou o apoio recebido para manter o evento por mais de uma década. “É gratificante ver a valorização da arte urbana em Macaé. O Festival é prova de que a cidade respira cultura e está aberta à criatividade. Temos apoio da Prefeitura, da Secretaria Estadual de Cultura e da iniciativa privada. Isso faz toda diferença para que possamos sonhar alto”, afirmou.
O evento é patrocinado pela EDF Power Solutions e conta com o engajamento da comunidade escolar e moradores. Os trabalhos começaram na última quinta-feira (24), com a preparação da parede que agora dá vida à arte urbana em plena via pública.
Leia mais