Publicado 30/09/2025 14:01
Macaé - O combate ao Aedes aegypti em Macaé apresenta resultados positivos. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação Predial (LIRAa) mostrou que o índice caiu de 1,8% em maio para 0,8% em setembro, situando a cidade em um estado satisfatório de baixo risco, segundo o Ministério da Saúde.
PublicidadeO resultado é fruto de ações integradas da Gerência de Vigilância Ambiental, que incluem visitas domiciliares, mutirões, orientações em escolas e campanhas de conscientização. Apesar da redução, o gerente da Vigilância Ambiental reforça que a chegada da primavera exige atenção redobrada. “Com o aumento das chuvas, é essencial que a população elimine água parada, cuide de caixas d’água, tambores, vasos de plantas e descarte o lixo corretamente”, orienta.
O levantamento foi feito em 6.064 imóveis, dos quais 43 apresentaram Aedes aegypti e 20 Aedes albopictus. A pesquisa apontou que 60,7% dos focos estavam em depósitos ao nível do solo e móveis, como caixas d’água, tonéis e vasos.
Para manter o índice baixo, a Gerência de Vigilância Ambiental intensificará ações educativas em escolas, órgãos públicos e bairros com maior incidência, além de capacitar os profissionais envolvidos e promover mobilização social antes de períodos de maior risco.
O LIRAa é um instrumento essencial para mapear criadouros e alertar sobre possíveis pontos de surto. A população pode colaborar denunciando focos de mosquito pelo Disque Dengue 0800-022-6461, WhatsApp Aedes 22 2772-6461 ou pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.br .
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.