Flávia Jesus comemora o sucesso do Mini Mercado 22, impulsionado pela Moeda Social MacaíbaFoto: Divulgação
Publicado 13/10/2025 15:16 | Atualizado 14/10/2025 11:10
Macaé - A Moeda Social Macaíba tem mudado a rotina de famílias e comerciantes em Macaé. Para Flávia Jesus da Purificação, de 39 anos, natural de Santo Amaro, na região metropolitana de Salvador, a chegada à cidade em 2019 significou o início de uma trajetória de desafios e conquistas. Vinda com o marido Andreson em busca de oportunidades, Flávia começou vendendo produtos na calçada de casa durante a pandemia e criou o Mini Mercado 22, que prosperou com o apoio da Macaíba. Hoje, o faturamento da loja depende 70% da moeda social, e a comerciante planeja mudar o estabelecimento para um espaço maior ainda este ano.
Publicidade
Outros comerciantes também sentiram os efeitos positivos do programa. Carlos Mário Ribeiro Lucas, à frente do Novo Super Nosso na região serrana de Macaé, viu seu faturamento crescer cerca de 20%, ampliando o horário de atendimento e contratando cinco novos funcionários. Já Jhenison Cruz, proprietário do Supermercado Macaé, no bairro Nova Holanda, utiliza a Macaíba em 30% das vendas, ampliou o espaço da loja em 750 metros quadrados e contratou 20 colaboradores.
A iniciativa beneficia atualmente 15.746 famílias, com cerca de 31 mil pessoas, e integra 1.836 estabelecimentos cadastrados, incluindo mercados, farmácias e prestadores de serviços. O valor é pago de forma setorizada e corresponde a R$ 1,00 por unidade da Macaíba, fortalecendo a economia local e garantindo dignidade às famílias em vulnerabilidade social.
Segundo o prefeito Welberth Rezende, o programa cria um ciclo virtuoso: “A Macaíba permite que as famílias façam suas compras nos comércios do município, gerando emprego e renda. O programa marca a história do desenvolvimento social de Macaé e fortalece o comércio local”.
O programa foi instituído em 2023 pela Lei 5.075, dentro da Política Municipal de Economia Popular, Justa e Solidária, e prevê a distribuição de aproximadamente R$ 62 milhões em 2025, ampliando oportunidades, impulsionando o comércio e garantindo um futuro mais digno para milhares de famílias.
Leia mais