Publicado 22/10/2025 13:47
Macaé - Entre centenas de jovens de todo o país, um nome de Macaé se destacou: Davi Lessa, estudante do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, brilhou na Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO 2025) ao conquistar a medalha de honra ao mérito. A conquista foi ainda mais especial porque Davi gabaritou a prova, feito que o colocou entre os melhores do Brasil na competição realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
PublicidadeA olimpíada reúne estudantes que se aventuram no fascinante universo da nanotecnologia, uma área que une ciência, inovação e curiosidade sobre o mundo em escala microscópica. Mais do que números e fórmulas, o evento estimula o pensamento científico e o desejo de descobrir.
Com brilho nos olhos, Davi contou que a experiência foi marcante. “Achei a olimpíada muito interessante. Estudei bastante, fiz muitos exercícios e fiquei muito feliz com a medalha. Foi muito legal poder ir a São Paulo, conhecer outro lugar, fazer amigos e participar de uma cerimônia tão bonita. É divertido estar lá e conhecer gente de vários lugares”, disse o jovem medalhista.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Priscila Sousa, o resultado é motivo de orgulho e também um reflexo da proposta pedagógica da escola. “A Olimpíada de Nanotecnologia é nova, e o Colégio Castelo foi a única escola da região a participar. É uma oportunidade para que nossos estudantes testem seus conhecimentos além da base curricular. Buscamos incentivar experiências que estimulem a criatividade, a pesquisa e o protagonismo dos alunos”, afirmou.
A ONANO é organizada pelo Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Unicamp e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM). Consolidada como uma das competições mais inovadoras do país, a olimpíada vem revelando talentos e despertando vocações científicas, mostrando que o futuro da pesquisa brasileira pode estar bem mais próximo do que se imagina, inclusive em Macaé.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.