Primeiro dia da Semana da Saúde de Magé realiza 2.900 atendimentos.Divulgação.
Publicado 14/06/2022 20:00 | Atualizado 15/06/2022 21:07
Magé - Mais de 2.900 atendimentos foram realizados no primeiro dia da Semana da Saúde de Magé, na Baixada Fluminense. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura de Magé, acontece até amanhã (15/06), das 8h às 16h, na Praça Sete de Setembro, em Piabetá.

No primeiro dia, os destaques foram a vacinação com 617 atendimentos; a odontologia, com 412; e as aferições de pressão, glicose e colesterol, com 250 cada. Além disso, quem passou pela praça também pode realizar atendimentos nos serviços de saúde mental; fisioterapia; detecção de anemia falciforme; testagens de Vigilância em Saúde e testes para detecção de Covid-19.

Os servicos da saúde do homem, com consultas com urologistas e realização de teste de PSA, também estavam entre os serviços buscados pela população. Na área social, ocorreram ainda atendimentos para atualização dos cartões do SUS e bolsa família.


Exames e outros serviços para a população

No espaço dedicado à Saúde do Homem, são realizadas consultas com urologista e testes de PSA para investigação de tumores na próstata. Para passar pelo atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família. O inspetor de alunos Wallace Cristian foi um dos que buscou os serviços da Semana da Saúde de Magé para aproveitar a praticidade do evento.
"Estou aqui hoje nessa ação itinerante que é muito importante para a população. Eu vim fazer exames periódicos, que todo homem deve fazer, porque é muito importante esse cuidado com a saúde", comentou.

Quem ainda não se vacinou contra Covid-19 no esquema primário (1ª e 2ª dose) ou já está no tempo de receber a 1ª ou 2ª dose de reforço pode aproveitar o evento para receber a imunização. No estande, estão disponíveis ainda vacinas para atualização da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

"Esse evento ajuda na conscientização para que as pessoas tomem a vacina, porque ela é um meio para proteger de qualquer doença. É muito importante que todo mundo se vacine", afirmou Marinete Santos, professora de história e geografia.

Para realizar o cadastro ou a atualização do cartão SUS, é necessária apresentação do RG, CPF, comprovante de residência e, para recém-nascidos, a certidão de nascido vivo. A dona de casa Rosangela Souza também foi em busca de exames e se surpreendeu com a diversidade dos atendimentos.

"Eu vim medir a minha glicose, porque sou diabética, mas quando cheguei aqui vi que tinham outros serviços e resolvi fazer o teste para Covid e a avaliação corporal. Achei essa ação muito importante para cuidar da saúde das pessoas", disse.

A ação é realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com a Prefeitura de Magé, com promoção da Rádio Tupi. A Semana da Saúde conta ainda com o apoio da Drogaria Venancio e da Medlevensohn.


Leia mais