Garrinchinha: serviço virtual em MagéReprodução
Publicado 31/03/2023 18:09
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Magé - O servidor público virtual de Magé, batizado de Garrinchinha, completou seu primeiro ano de serviços prestados à população em 28 de março. Atendendo através do chatbot no site oficial e por aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp e Telegram, foram mais de 588 mil mensagens recebidas durante esse período.
“Essa ferramenta auxiliou tanto os cidadãos, que puderam resolver algumas questões sem precisar se locomover até uma das nossas agências de atendimento, quanto os servidores que trabalham nessas agências, porque desafogou as filas presenciais. E até moradores de outras cidades, que têm propriedades em Magé, por exemplo, conseguiram resolver serviços sem precisar vir até aqui”, analisou positivamente o prefeito Renato Cozzolino.
Os itens mais pedidos no serviço nesse primeiro ano foram as certidões, com 18,88% de atendimentos, e o IPTU com 18,24%. Logo depois vieram os serviços de transparência pagos (15,11%), transparência empenhos (14,09%) e transparência liquidados (10,89%). Servidores também acessaram o Garrinchinha tiveram facilidades, como o serviço para visualizarem seus contracheques, com 9,16% dos atendimentos.
O Garrinchinha é uma ferramenta de linguagem responsiva e atende pessoas com diferentes necessidades especiais, já que compreende informações enviadas por mensagem de voz, e até mesmo compreende dados por fotos, como, por exemplo, uma solicitação do IPTU 2023 a partir de uma foto com dados do carnê de 2022.
Mas 572,4 mil das mensagens foram enviadas aos canais através de texto, enquanto 8 mil foram por voz e 7,8 mil por imagem. O principal canal de comunicação foi o chatweb com mais de 386 mil mensagens, seguido pelo Whatsapp com mais de 176 mil e o Telegram com 25 mil solicitações.
Serviço: O Garrinchinha pode ser acessado através do site oficial da Prefeitura de Magé (mage.rj.gov.br) ou pelo Whatsapp e Telegram através do número (21) 97151-3569.
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