Publicado 12/04/2023 16:53
Magé - Os municípios da Baixada Fluminense estão entre os que apresentaram aumento na geração de empregos no estado do Rio, no mês de fevereiro. A recente análise feita pela Firjan, através da Plataforma Retratos Regionais, aponta que os resultados obtidos em cidades da região, contribuíram para o fechamento positivo do período. Em todo o estado, foram criadas mais de 14,6 mil novas vagas, com carteira assinada. Desse montante, 4,1 mil estão distribuídas, em maior parte, pelos municípios de Magé, São João de Meriti, Seropédica, Itaguaí e Duque de Caxias. A maioria das colocações foi para o setor de Serviços.
“Começamos o ano com resultados muito positivos para a nossa região que tem apresentado crescente oferta de empregos em áreas diversificadas. Estamos em constante acompanhamento da tendência do mercado e atuando inclusive, no apoio para garantir a qualificação e capacitação de mão de obra local”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.
A recuperação da Baixada segue os resultados do Estado, que em recente análise também teve o desempenho puxado pelo setor de Serviços, com mais de 5 mil oportunidades no acumulado do ano. Entre as atividades que mais geraram contratações, se destacam as direcionadas para a Administração Pública em Geral (+2.102); Atividades de Serviços Prestados às Empresas (+1.681); Ensino Fundamental (+331); Limpeza em Prédios e em Domicílios (+278); e para Serviços de Catering, Bufê e Outros Serviços de Comida Preparada (+268).
Os dados analisados levam em consideração as informações do saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Neste ano, as regiões da Baixada Fluminense aparecem com resultados positivos consecutivamente. A primeira análise de 2023, com dados de janeiro, mostrou mais de 3,2 mil vagas, o que gerou um acumulado de mais de 7,3 mil novos empregos nos primeiros meses do ano. Esses resultados mudam o cenário de dezembro de 2022, que fechou o ano com saldo negativo, tendo registrado na época, uma redução de cerca de 2 mil vagas para a região.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.