Publicado 02/05/2023 21:13
Magé - No dia em que a primeira ferrovia do Brasil, localizada em Magé, completou 169 anos, a Prefeitura apresentou o projeto de revitalização e restauração do Complexo Ferroviário de Guia de Pacobaíba durante a edição especial da Expo Baixada, que celebrou a importante data.
“É muito importante nós da Baixada estarmos juntos em um evento e dar essa notícia de que aqui, em Guia de Pacobaíba, teremos uma obra do Estado em parceria com a Prefeitura para revitalizar essa área tão importante para história do nosso país. É uma alegria muito grande”, disse a vice-prefeita Jamille Cozzolino.
O complexo ferroviário se tornará o Parque Municipal de Guia de Pacobaíba com arborização, skatepark, área de lazer para crianças, percurso de caminhada e ciclovia, além da recuperação dos edifícios históricos da Casa do Agente e da Estação. O projeto foi realizado pela parceria entre a Prefeitura e o Iphan, e será licitado e custeado pelo Governo do Estado.
“É um marco histórico para Magé, porque o aniversário da nossa ferrovia se tornou o Dia da Baixada. Apresentamos para a população o projeto feito pelo município, aprovado pelo Iphan e que será licitado pelo Estado para revitalizar toda essa área trazendo a preservação desse espaço histórico e o desenvolvimento da região”, explicou o secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Magé, Bruno Lourenço.
A Expo Baixada Magé comemorou, além do aniversário da primeira ferrovia do país, o Dia da Baixada. O evento reuniu exposições, música, artesanato e gastronomia para promover a cultura e a economia dos municípios da região. Participaram Magé, Duque de Caxias, Seropédica, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis.
“Nós queremos mostrar o potencial de todas as cidades que compõem a Baixada Verde e mostrar os projetos que estão em desenvolvimento. Temos um potencial natural riquíssimo e é isso que queremos apresentar aos moradores para que tenhamos cada vez mais orgulho da nossa região”, salientou Ana Cristina Venâncio, presidente da Região Turística Baixada Verde.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.