Prefeitura de Magé inaugura escola no Maurimárcia.Divulgação
Publicado 04/08/2023 18:28 | Atualizado 04/08/2023 18:35
Publicidade
Magé - A primeira unidade escolar foi entregue à população. Nesta quinta-feira (3), a Prefeitura de Magé, por intermédio da Secretaria de Educação, inaugurou a Escola Municipal Luciana de Almeida Branco, localizada no Maurimárcia. A nova instalação educacional, que já recebe cerca de 300 estudantes, inclui seis salas de aula, uma sala de informática, uma biblioteca, blocos administrativo, pedagógico e de serviço, refeitório, cinco banheiros, cozinha, estacionamento e uma área verde.
O prefeito Renato Cozzolino celebrou a inauguração da escola e as melhorias realizadas no bairro. Em seu discurso, destacou o progresso contínuo de Magé e prometeu a entrega de mais instalações, incluindo uma creche, um parque linear e uma UBS.
“É uma honra estar aqui nesse bairro que tanto me abraçou na vida pública. E tudo que faço e fiz ainda é pouco por tanto amor que recebi aqui. Antes essas crianças tinham que ir para bairros vizinhos para estudar, mas agora isso mudou e estão aqui recebendo essa unidade novinha. E não paramos por aqui, vamos entregar uma creche, o parque linear, a UBS, além de toda urbanização do bairro. Fico muito feliz por saber que Magé se tornou um canteiro de obras”, declarou.
A vice-prefeita Jamille Cozzolino também esteve presente, anunciando futuras obras importantes para o bairro, incluindo uma quadra poliesportiva e uma creche.
“O bairro está no meu coração e tenho por ele um imenso carinho. Com muita alegria estamos entregando essa unidade novinha, contabilizando 110 escolas no município. E quero ainda informar que iremos construir uma quadra poliesportiva aqui ao lado, e depois uma creche”, informou.
Sandra Ramaldo, secretária de Educação, reforçou a importância da escola para a comunidade e destacou que a instituição já está em funcionamento há cinco meses.
“A emoção é muito grande porque desde os primeiros dias de obra nós víamos a situação do terreno para construir a escola, mas não desistimos de levantar a unidade. A escola já está funcionando há cinco meses e atendendo com muito carinho quase 300 alunos. Fico muito feliz porque entregaremos mais unidades esse ano”, enfatizou.
Luciana de Almeida Branco: uma história de dedicação à educação
Luciana de Almeida Branco, a quem a escola deve o nome, era uma professora que desde cedo demonstrou uma paixão profunda pela educação. Acreditando no poder transformador e na importância da união – “juntos somos mais fortes” era seu lema - Luciana frequentemente levava seus alunos a passeios nos pontos históricos da cidade, buscando enaltecer a história local.
Apoiada por uma equipe de profissionais, ela criou o Projeto Alda Musical, uma iniciativa que possibilitou o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades instrumentais e vocais dos alunos. O projeto permitiu que o grupo participasse de várias apresentações em eventos, resultando em bolsas de estudo na Orquestra Vila Lobos.
Na inauguração, a família da homenageada marcou presença. Emília Lira de Almeida Branco, irmã de Luciana, expressou a emoção de ver o nome da irmã perpetuado na escola.
“É um orgulho muito grande de toda família estar participando desse momento tão especial. Porque a educação pra Luciana sempre foi algo único, ela conseguia extrair de cada aluno o que tinham de melhor. É um misto de tristeza e felicidade”, afirmou.
Outra irmã, Mariana de Almeida Branco, reforçou que Luciana será uma inspiração para os estudantes. Lara Branco, filha de Luciana, também esteve presente e compartilhou seu sentimento de orgulho e alegria pela homenagem à mãe.
“Acredito que ela pode inspirar outras crianças a seguirem o caminho da educação. Cada professor planta uma sementinha na vida do aluno, e a Luciana fazia a diferença na vida de muitas pessoas. Tenho certeza que as crianças dessa escola, ao conhecerem a história da Luciana, vão querer seguir os mesmos caminhos”, afirmou.
A filha da professora Luciana Branco esteve presente na inauguração. Lara Branco, de 12 anos, contou sobre o sentimento da escola carregar o nome da mãe.
“Meu sentimento é de muito orgulho e felicidade porque sei que ela fez várias coisas boas nas escolas de Magé. Tenho muito orgulho dela porque ela fez um bem para as pessoas e agora está no nome de uma escola”, contou.
Prefeitura de Magé segue investindo na educação
E a Prefeitura de Magé segue avançando na construção de mais oito unidades escolares. Além de ter adquirido seis creches e uma escola, a C.M. Prof.ª Márcia dos Santos Rocha em Nova Marília; a C.M. Rosângela Belo em Major Magalhães; a C.M. Profª Ignês Maria Vivas Marinho no Saco; a C.M.Profª Helena Brandão Galvão em Nova Marília; a C.M. Profª Marzete Tito de Souza Lemos na Flexeiras; a C.M.Profª Nelma Guerra Martins na Citrolândia e a E.M. Flávia Sampaio da Silva Ribeiro de Brito na Limeira.
Publicidade
Leia mais