Publicado 06/09/2023 19:59
Magé - As famílias mageenses que desejam fazer parte do Serviço de Família Acolhedora (SFA), destinado ao acolhimento temporário de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira, de 11 até 25 de setembro. A pré-inscrição será realizada pelo site mage.rj.gov.br e a inscrição será na sede do SFA.
O Serviço Família Acolhedora foi lançado no ano passado em Magé, com seis famílias sendo habilitadas pelo Programa. De acordo com o Edital (confira abaixo), serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 20 para cadastro de serviço imediato e 10 para cadastro reserva.
“Acolher uma criança é muito importante, porque a gente não deixa que ela perca o laço familiar e esse vínculo. Para mim está sendo muito importante poder contribuir com a mudança futura de uma criança. Quando ele chegou aqui pela primeira vez, parecia que eu estava recebendo um filho que saiu de casa”, contou o casal R.O. e C.O., que fazem parte do serviço de acolhimento familiar.
O interessado no serviço de acolhimento temporário precisa ter mais de 18 anos, estar em boas condições de saúde física e mental, não possuir antecedentes criminais, comprovar estabilidade financeira, ter convivência familiar estável e ser livre de dependentes de substâncias entorpecentes. Também é importante que leia o edital para estar ciente de todas as etapas e critérios de seleção.
“As famílias interessadas vão passar por um processo de seleção. Na primeira etapa, será feita avaliação documental. Em seguida, os candidatos passarão por uma avaliação psicossocial e, depois, terão duas etapas de qualificação de como funciona o serviço. Esse serviço é muito importante para essas crianças que tiveram algum rompimento familiar e precisam estar num ambiente de amor”, explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes.
Para mais informações, a equipe técnica do Serviço Família Acolhedora realiza atendimento na base, que fica na Av. Simão da Motta, nº 806, 2º andar – Centro de Magé, de segunda a sexta das 9h às 17h.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.