O elenco conta com Didi, Patrick Carvalho, Daniel Carrizo, Adailzo Amorim e Vânia Santos e figurinos Marcelo Viégas e Vânia Santos.Divulgação
Publicado 31/08/2025 20:19 | Atualizado 31/08/2025 20:20
Mangaratiba - Uma iniciativa do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc, em em parceria com o Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, apresenta: O espetáculo “Optchá!” em Mangaratiba, na costa verde. Com programação cultural e oficinas circenses gratuitas. A turnê segue até o próximo sábado (7).
 
Palhaço Lino Rocca - Divulgação
Palhaço Lino RoccaDivulgação
No primeiro dia de evento, além da apresentação no Ciep Brizolão 294 Candido Jorge Capixaba, o público também pode participar, de uma atividade formativa especial. Aconteceu a Oficina de Palhaçaria, ministrada pelo diretor e palhaço Lino Rocca, que há mais de 40 anos atua em palcos do mundo inteiro com seu personagem Palhaço Jeitoso. A oficina tem como eixo a construção da persona cômica, a partir de exercícios psicofísicos, em que cada aluno elabora uma partitura individual de ações para seu palhaço e sua composição visual.

Com direção de Lino Rocca e Vânia Santos, e trilha sonora original de Chiquinho Rota, o espetáculo mistura malabarismo, palhaçaria, mágica, contorcionismo, dança cigana e canto em uma experiência imersiva para todas as idades.

Depois da estreia em Mangaratiba, a turnê segue até 21 de setembro por outros cinco municípios do interior do Rio de Janeiro. Todas as apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 15h, em espaços públicos.

As apresentações na última sexta-feira foram no Ciep Brizolão 294 Candido Jorge Capixaba. No sábado (30)– Clube Municipal Cassino, Paracambi e domingo (31)  – Auditório do Colégio Municipal Joaquim Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin. 
A turnê entra pelo mês de setembro na cidade da costa verde. Confira as últimas apresentações:
07/09 (domingo) – Espaço do Artesão - Secretaria Municipal de Cultura, Miguel Pereira
14/09 (domingo) – Salão do Royal Sport Club, Barra do Piraí
21/09 (domingo) – Centro de Cultura Raul de Leoni, Petrópolis

A narrativa conduz o público à vida de um acampamento cigano, explorando de forma poética e crítica a trajetória de um povo historicamente marginalizado. “Queremos proporcionar ao público não só entretenimento, mas também reflexão. Por meio da arte, promovemos o respeito às diferenças e valorizamos culturas excluídas como a cigana”, destaca Adriano Sampaio Evangelista, o Didi, produtor cultural e artista da Turma em Cena.

Além de Didi, o elenco conta com Patrick Carvalho (contorcionismo e duo acrobático), Daniel Carrizo (malabares e adágio), Adailzo Amorim (malabares e adágio) e Vânia Santos (danças ciganas e duo acrobático). A cenografia e os figurinos são assinados por Marcelo Viégas e Vânia Santos.

O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias