Unidade CENTRO contra o COVID-19Evelen Gouvêa
Por O Dia
Maricá - A Prefeitura de Maricá inaugura nesta segunda-feir, às 8h, o primeiro polo de atendimento exclusivo para Covid-19. Com a abertura do polo, no Esporte Clube Maricá (Rua Álvares de Castro, 172, Centro), tem início a próxima etapa do combate à pandemia causada pelo novo coronavirus, que consiste em atender possíveis infectados fora dos hospitais e unidades de emergência da rede de saúde, que ficam reservadas para os pacientes que apresentem quadro grave da doença.

Os polos de atendimento outros dois serão abertos nas próximas semanas, em Itaipuaçu e em Ponta Negra funcionarão todos os dias, das 8h às 20h, e contam com equipes de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio que receberam treinamento específico para lidar com pessoas que apresentem sintomas de Covid-19. Já na chegada ao polo, cada paciente será submetido a um protocolo de classificação de risco, que avaliará o quadro clínico e a necessidade, ou não, de internação hospitalar.

Os pacientes serão separados até em salas de espera diferentes, evitando o chamado cruzamento de fluxos, que aumenta o risco de contágio. Assim, se uma pessoa tem febre, ficará num espaço com outros que apresentem esse sintoma; se tem febre e tosse, já vai para outra área – cada uma assistida por um médico diferente”, explicou a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Solange Oliveira.

Com a abertura dos polos de atendimento, a Prefeitura reforça a orientação de que a população deve procurar essas unidades para o primeiro atendimento.