Publicado 23/05/2023 15:04 | Atualizado 23/05/2023 15:05
Maricá - A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta terça-feira (23/05) o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Paulo Maurício Meira, que fica na Rua 93, lote 03, quadra 160, em Araçatiba (próximo ao Fórum). A nova estrutura do SAE aumenta a capacidade de atendimento às pessoas que vivem com HIV/Aids, tuberculose, hanseníase e hepatites virais, contando com um espaço totalmente equipado, além de equipe multiprofissional ampliada para oferecer cuidados qualificados à população.
No local, há seis consultórios direcionados a atendimentos diversos, espaço de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e sala de pré-atendimento, onde cada usuário passa por um acolhimento inicial, assim como uma farmácia própria, onde são dispensados os medicamentos receitados pelos profissionais durante as consultas realizadas. No SAE, são atendidas pessoas encaminhadas por outros serviços de saúde e também por demanda espontânea (livre procura).
Na cerimônia de inauguração, o prefeito Fabiano Horta ressaltou a importância do espaço para os moradores, fortalecendo a atenção à saúde. “Com esse novo espaço, garantimos um conjunto de especialidades tão importantes e essenciais para o cotidiano de Maricá, o que, sem dúvida nenhuma, é um ganho para a saúde, além de uma homenagem ao Paulo, figura extraordinária e que tinha o dom de cuidar das pessoas. Saudamos aqui a ampliação da proteção da saúde da cidade e o sentido de construção coletiva, que dialoga com as demandas do cidadão e de todos os setores da sociedade”, destacou.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que a nova estrutura do SAE fará a diferença e é uma construção coletiva, disponibilizando cuidados que promovem qualidade de vida. “É um momento de alegria inaugurar mais um equipamento de saúde, fruto de muito esforço da gestão. Agradeço ao nosso prefeito por todo apoio ao processo de expansão e requalificação da rede de saúde de Maricá, com a sensibilidade para entender a necessidade de ampliação dos serviços em meio ao crescimento da população. Essa é uma unidade de saúde própria, que oferece assistência de referência, uma conquista construída por várias mãos e agradeço a todos os parceiros. Viva ao SAE e à Saúde de Maricá!” ressaltou ela
Além do prédio, a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) pelo empenho também realizou a urbanização da área externa na entrada, colocando ainda brinquedos para crianças. “Nosso intuito foi oferecer uma leveza a quem acompanha os pacientes, que lidam com enfermidades muitas vezes difíceis de tratar. Talvez se torne uma tendência nas próximas unidades”, projetou o presidente da Somar, Guthyerre Alves.
João Maurício de Freitas, secretário de Governo, garantiu que outros investimentos estão sendo realizados na área. “Temos compromissos e desafios. Éramos uma cidade pequena e, previamente, já temos 230 mil habitantes, por isso vamos construir serviços para atender essa nova realidade. Até o fim de 2023, teremos 100% da cobertura da Atenção Primária, com unidades fundamentais para o dia a dia da população e ainda mais avanços”, acrescentou.
SAE representa acolhimento e humanização
O novo espaço do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) foi nomeado em homenagem a Paulo Maurício Meira da Silva, que atuou como psicólogo no Hospital Conde Modesto Leal e, com a criação do SAE, foi transferido para o serviço, sendo sempre reconhecido por exercer as suas funções com excelência e olhar atento às demandas da população. Na gestão do ex-prefeito Washington Quaquá, ele foi subsecretário de Diversidade Sexual. Paulo faleceu em 2018, após lutar bravamente contra um câncer.
Edina Brum Meira, viúva do profissional, discursou durante a inauguração e se disse grata pela homenagem. “Agradeço a todos, em nome da minha família, pela homenagem. Paulo atuou como professor e psicólogo, se dedicando a ensinar e também cuidar dos seus pacientes com carinho. Tenho certeza que ele ficaria feliz por esse reconhecimento ao seu trabalho em vários espaços e, principalmente, no SAE”, destacou.
Laís Viegas, coordenadora do Programa de HIV/Aids e Hepatites Virais de Maricá, destacou o papel do SAE para os usuários. “A nova unidade surgiu para otimizar o atendimento existente, oferecendo mais comodidade ao usuário. Nesse espaço, vamos atender as pessoas de forma humanizada, acolhedora e com qualidade, algo que traz um orgulho imenso. Com o SAE, homenageamos um profissional que lutou e trabalhou para que os pacientes com HIV fossem acolhidos da melhor forma”, concluiu.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.