Somar em ação na obra do viadutoFoto: Anselmo Mourão
Publicado 19/06/2023 16:52 | Atualizado 19/06/2023 16:53
Publicidade
Maricá - A Prefeitura de Maricá avança com as obras do viaduto que está sendo construído na saída do bairro Flamengo, no cruzamento da Rodovia Amaral Peixoto com a RJ-114, que dá acesso ao município de Itaboraí, na altura do Km 29 da RJ-106. Nesta segunda-feira (19/06) uma nova etapa da obra foi iniciada. Foi bloqueado o retorno de acesso aos veículos que trafegam na RJ-106, ou que saem da Av. Roberto Silveira (Flamengo) em direção à Inoã. Os condutores agora têm que utilizar uma faixa paralela, que antes servia de acesso ao bairro de Ubatiba e à cidade de Itaboraí.
A construção faz parte do projeto de reorganização viária que visa desafogar o trânsito na saída da cidade. O prazo de conclusão é de mais 18 meses. Agentes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) atuam no local para auxiliar os motoristas.
O secretário Marcinho da Construção pede para que a população utilize o transporte público para minimizar os impactos e reduzir o fluxo intenso de veículos no local. “Redirecionamos os carros que vêm de Ubatiba, os que trafegam na RJ 106 e os que estão saindo da Av. Roberto Silveira para a mesma saída. Pedimos para população utilizar o transporte público. Já os motoristas podem utilizar os acessos pelas Pedreiras, Mumbuca e Avenida”, explicou Marcinho.
O secretário pede para que os motoristas evitem trafegar na via entre 7h e 9h e das 16h às 18h, devido ao maior fluxo de veículos no local.
“Estamos trabalhando para minimizar os transtornos durante o período de obras, mas pedimos a compreensão de todos, porque essa obra é justamente para resolvermos os problemas do trânsito da cidade, possibilitando maior fluidez”, destacou o secretário.
A fim de minimizar os impactos no trânsito, a secretaria afirma que tomou outras medidas, entre elas a alteração do horário do expediente da Prefeitura de Maricá, que entre os dias 19 e 23 de junho terá início às 7h e se encerrará às 16h, conforme decreto n° 1.110 assinado pelo prefeito Fabiano Horta e publicado na edição nº 1463 do Jornal Oficial de Maricá (JOM) publicado na sexta-feira (16/06). A medida não inclui os serviços considerados essenciais e nem o horário de atendimento da Sede Distrital de Itaipuaçu, bem como o horário das agências dos Serviços Integrados Municipais (SIM) de Itaipuaçu e de Inoã.
Horários das escolas
A partir desta segunda-feira (19/06), os alunos da Escola Municipal Clério Boechat, no Flamengo, entrarão às 7h20 e sairão às 16h, e os estudantes da Escola Municipal Alfredo Nicolau, no Marquês, entrarão às 8h e sairão às 16h. As mudanças ocorrem em razão da nova etapa da obra do viaduto do Flamengo, que está sendo construído no cruzamento da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) com a RJ-114, que dá acesso ao município de Itaboraí, na altura do km 29 RJ-106.
Ampliação de vermelhinhos
Como as viagens podem ser mais demoradas por conta da alta demanda, a Empresa Pública de Transportes (EPT) vai disponibilizar ônibus vermelhinhos reservas para que a regularidade dos horários das linhas seja mantida.
Elevado do Flamengo
O novo elevado terá um vão de aproximadamente 113 metros, com quatro faixas de rolamento (duas pistas de mão dupla), espaço para pedestres em uma área total de 136.000 m². A obra contempla ainda a duplicação da RJ-106 no trecho entre a Avenida Roberto Silveira, na entrada do bairro do Flamengo, até as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, logo após o Condado, e a construção de uma rotatória no entroncamento da RJ-114. A intervenção abrange também urbanização com calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização e iluminação de led.
Publicidade
Leia mais