Publicado 02/08/2023 09:37 | Atualizado 02/08/2023 09:38
Maricá - Mestres capoeiristas de Maricá realizam, na quinta-feira (03), o Fórum Municipal de Capoeira, que terá início a partir das 17h na Praça Orlando de Barros Pimentel, com término previsto para 19h.
Associações ligadas a essa expressão cultural de toda a cidade vão estar reunidas para mostrar ao público seus movimentos, sua dança, sua arte originária dos escravos africanos nos quilombos.
O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, que tem se encontrado com representantes da capoeira desde que assumiu a pasta, já confirmou presença no evento.
“O apoio da secretaria a iniciativas que enriqueçam a cultura do município deve sempre acontecer. E, para tanto, precisamos escutar os agentes de expressões culturais em suas diversas demandas e expectativas, disponibilizando ferramentas para ajudá-los a se posicionar cada vez melhor na sociedade”, comenta Leandro.
É o que pensa também Ricardo Cobrinha, professor de capoeira no Barroco. Para ele, a promoção de ações que reúnam os capoeiristas não só fortalece a cultura, como também aumenta o respeito aos mestres como os profissionais que são. Já mestre Dico, o mais antigo de Maricá, reforça dizendo que esse respeito tende a crescer ainda mais ao se apostar nas crianças: “Vamos abrir a roda do fórum com elas, com as crianças, que são o futuro da capoeira”, diz.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.