Publicado 05/10/2023 16:22 | Atualizado 05/10/2023 16:23
Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), realizou na noite desta quarta-feira (04) a primeira audiência pública sobre o Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Maricá. O encontro aconteceu na Escola Municipal Marilza Conceição Rocha Medina, em Cordeirinho, e teve a participação de moradores da região, além de técnicos da Somar, das instituições de ensino POLI/Coppe/UFRJ e das empresas empenhadas na solução dos problemas ligados às constantes inundações da cidade.
Pelo fato de Maricá ser rodeada de montanhas e cortada por diversos rios, com lagoas que ficam praticamente no nível do mar, fica difícil o escoamento das águas em dias de chuvas torrenciais e quando a maré está cheia. Ciente das dificuldades encontradas, a Somar trabalha para criar melhores condições de drenagem na cidade, na busca pelo desenvolvimento urbano baseado no respeito ao curso natural das águas e à natureza.
Para isso, o Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Maricá terá metas de curto prazo (cujo objetivo é a adequação das redes de drenagem às necessidades diagnosticadas no município), médio e longo prazo.
A audiência pública foi transmitida online e disponibilizada no canal @maricadrenagem do Youtube no link https://www.youtube.com/@maricadrenagem.
Além do diretor de Obras Indiretas da Somar, Gustavo Camacho, estiveram presentes o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Miguez, que falou sobre a importância de um plano de drenagem, o professor Osvaldo Rezende, professor da Coppe, Paulo Canedo, e representantes da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Proteção e Defesa Civil, Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR).
A próxima audiência da etapa de diagnóstico será no próximo dia 10/10, das 18h às 21h, no auditório do Banco Mumbuca na Rua Pereira Neves, 30, Centro.
Para mais informações, acesse https://www.maricaprogramadrenagem.com.br/ e no canal https://www.youtube.com/@maricadrenagem.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.