Publicado 10/01/2024 11:01
Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (09) o projeto plioto colônia “Brincando e Educando nas férias em Maricá”, que vai oferecer até o dia 19.
Diversas atividades recreativas e passeios em pontos turísticos da cidade para 70 alunos da Escola Municipal Carlos Manoel Costa Lima, em Itaipuaçu. Além da Educação, o programa tem a parceria das secretarias de Assistência Social; Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; Saúde; Esporte e Lazer; Proteção e Defesa Civil; Cultura, Cidade Sustentável e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
A abertura do “Brincando e Educando nas Férias em Maricá” aconteceu na fazenda pública Joaquin Piñero, onde as crianças conheceram a horta comunitária em parceria com o projeto Cooperar. O grupo também fez atividades de recreação na sede. Todas as práticas foram acompanhadas por profissionais de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer e de agentes da Defesa Civil. Além das brincadeiras, as crianças desfrutaram de café da manhã e almoço.
A primeira-dama da cidade, Rosana Horta, que é madrinha do projeto, falou sobre a realização do “Brincando e Educando nas Férias em Maricá”.
“Quero que as crianças aproveitem esses nove dias porque, quando pensamos em férias, precisamos olhar para as crianças que não conhecem Maricá, a cidade em que vivem. Ouvi alunos aqui que perguntaram para as professoras se iríamos passar de Inoã. Ou seja, numa clara indicação de que não conhecem o centro da cidade”, contou Rosana.
Cultura e esporte nas férias
O subsecretário de administração da Secretaria de educação, Maxwell Guerra, explicou que as crianças farão um tour para conhecer as principais atrações e aparelhos públicos da cidade. “Vamos visitar todos os pontos turísticos de Maricá, vamos levar as crianças para terem contato com alguns programas esportivos e culturais que a cidade desenvolve como o Maricá+Esporte, Maricá das Artes, Cine Henfil. Enfim, será uma colônia de férias para eles saírem com uma carga cultural e educacional muito maior do que entraram e o intuito é justamente esse”, afirmou.
A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, adiantou que na programação está prevista a visita aos equipamentos da secretaria.
“É muito gratificante estar recebendo essas crianças aqui, dar oportunidade de conhecerem a fazenda, o bairro Espraiado, de terem o contato com a terra, nadar na piscina um pouquinho e aproveitar o espaço. Eles também irão conhecer a Praça Agroecológica de Araçatiba, a nossa fábrica de desidratados, entender como os alimentos que eles comem chegam até a mesa”, disse Mariana.
A programação segue até o dia 19/01 com visita à escola de equitação Horse Center, no Espraiado; trilha, banho de cachoeira, ida à sede da fábrica de desidratados, passeio na praia de Itaipuaçu, ida ao Sesc Verão, que acontecerá no Parque Nanci entre os dias 13 e 21 de janeiro, visita ao farol de Ponta Negra, arena de handebol na Barra de Maricá, estádio de futebol de Cordeirinho, Praça Agroecológica de Araçatiba, entre outros locais.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.