Publicado 17/07/2025 12:22
Maricá - O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), cumpre uma série de agendas em Brasília esta semana, com foco na promoção da cidade como destino turístico internacional, na ampliação do programa Tarifa Social de Energia e no fortalecimento da atenção básica à saúde.
PublicidadeEm reunião com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, Quaquá discutiu a inserção de Maricá no circuito mundial do turismo, com destaque para os festivais “Língua ao Mar” e “Somos Latinos”. A cidade também pretende ampliar sua visibilidade internacional com a criação da Film Commission de Maricá, voltada para produções audiovisuais, além de transformar o aeroporto municipal em alternativa ao Galeão para o desembarque de turistas vindos especialmente da América do Sul.
“Queremos divulgar Maricá nas principais feiras de turismo do mundo e atrair visitantes para conhecer as belezas naturais e culturais da cidade. O aeroporto pode ser uma porta de entrada importante para estrangeiros, principalmente da Argentina”, afirmou Quaquá.
Como presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), o prefeito também se reuniu com representantes da Abradee e de concessionárias como Equatorial, Neoenergia e Energisa para tratar da proposta de isenção total na conta de luz para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico ou com renda de até R$ 759 mensais. Segundo Quaquá, é preciso que estados e municípios abram mão de impostos como ICMS e taxa de iluminação pública, com compensações da União.
“A energia não é luxo. É cidadania. Quem mais precisa não pode pagar essa conta”, defendeu o prefeito.
Ainda na capital federal, nesta quarta-feira (16) Quaquá teve um encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A reunião, que se estendeu até quase meia-noite, abordou a ampliação do programa Mais Médicos, a adesão de Maricá ao novo programa Médico Especialista e uma parceria com Cuba para prevenção e tratamento da diabetes, com base em protocolos já aplicados com sucesso no país caribenho.
Participaram da reunião a secretária de Saúde de Maricá, Ivana Moura, o secretário Marcelo Velho, a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, e o deputado federal Dimas Gadelha (PT-RJ).
“Brasília precisa ouvir as cidades. Maricá está presente e quer ser exemplo de políticas públicas integradas e inovadoras”, concluiu Quaquá.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.