Incentivo ao Esporte para pessoa com deficiencia Foto: Divulgação
Publicado 20/09/2025 13:53 | Atualizado 20/09/2025 13:53
Marica - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, deu início, na sexta-feira (19), à Semana de Incentivo ao Esporte para a Pessoa com Deficiência, com uma abertura oficial repleta de emoção e apresentações de atletas locais. O evento aconteceu na Arena Flamengo e contou com um público entusiasta que celebrou a superação e a força dos paratletas da cidade.
Publicidade
A cerimônia de abertura contou com apresentações marcantes, como o time de futsal Lions DNA, composto por atletas PCD. Além disso, uma apresentação de dança inclusiva e a exibição das modalidades paralímpicas do Projeto Maricá Cidade Olímpica também foram destaque na programação.
Autoridades locais estiveram presentes e fizeram importantes discursos, reforçando o compromisso da cidade com a inclusão e o incentivo ao esporte. Rafael Pacheco, gerente do Maricá Esporte Presente, destacou as iniciativas que têm transformado o esporte adaptado no município. "Estamos trabalhando para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão, não apenas para quem já tem a prática como parte de sua vida, mas para todos, independente de suas limitações", afirmou Rafael.
Gabriela Guimarães, coordenadora pedagógica da área PCD, falou sobre as ações que têm proporcionado maior acessibilidade e participação de pessoas com deficiência nas atividades esportivas. "O trabalho que realizamos visa garantir que cada pessoa tenha acesso a modalidades que ajudem no seu desenvolvimento físico e emocional. O esporte tem esse poder transformador", declarou Gabriela.
Já Vanderson Costa, gerente do Maricá Cidade Olímpica, ressaltou o impacto positivo do projeto na vida dos paratletas locais. "Nosso objetivo é proporcionar uma experiência olímpica e paralímpica para todos. Vemos cada vez mais atletas se destacando em suas modalidades e isso é um reflexo do investimento e do carinho que a cidade tem dedicado a esses atletas", disse Vanderson.
Entre os relatos emocionantes da cerimônia, esteve o depoimento da moradora de São José do Imbassaí, Idenilza Ferreira de Araújo, mãe do paratleta Lucas Ferreira de Araújo, de 31 anos, que é cadeirante e atleta de bocha adaptada, com paralisia cerebral. Com orgulho, ela compartilhou a trajetória do filho, que já tem 15 anos de carreira no esporte. "É muito importante que o município faça isso por eles. O Lucas já vem nessa caminhada há 15 anos e agora, sendo atleta da cidade, ele já ajuda bastante a ser exemplo para outras pessoas. É fundamental que o município crie essas oportunidades", declarou.
"O esporte foi essencial para a vida do meu filho. Trouxe socialização, viagens com a Seleção Brasileira, participação em campeonatos, inclusive nas Paralimpíadas de 2016. A maior conquista foi a independência dele. Hoje, ele faz faculdade, é casado e segue a vida dele com dignidade e autonomia", concluiu Idenilza.
A Semana de Incentivo ao Esporte para a Pessoa com Deficiência segue até o final da semana, com uma programação variada e atividades voltadas à promoção da inclusão e ao fortalecimento do esporte paralímpico.
Leia mais