Publicado 05/11/2025 09:39 | Atualizado 05/11/2025 09:40
Maricá - A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta terça-feira (04/11), a visita de uma comitiva liderada pelo vice-primeiro-ministro de Cuba, Eduardo Martínez Díaz, para estreitar a cooperação na área da saúde entre a cidade e o país da América Central. O ponto alto da recepção aos cubanos aconteceu no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.
PublicidadeA comitiva cubana foi recebida pelo secretário executivo de Gestão de Governo, Arlen Pereira, que avaliou a troca como estratégica para qualificar ainda mais o sistema municipal, já que Cuba é referência mundial em assistência humanizada e gestão pública de saúde. “Cuba dá aula em gestão, humanização e prioridade pública em saúde. Queremos proporcionar trocas de experiências e transformá-las em melhorias reais para a nossa população”, destacou Arlen.
O vice-primeiro-ministro de Cuba, Eduardo Martinez Diaz, destacou a estrutura do hospital e o acolhimento aos pacientes, classificando o modelo como humanizado e alinhado à história e à figura do médico que dá nome à unidade de saúde. “O que mais me impactou foi acolhimento. A visita de hoje reforçou a convicção de que este hospital é um exemplo de tecnologia, cuidado e humanidade”, avaliou.
“É um orgulho para nós ver Maricá ser reconhecida e elogiada internacionalmente. Quando juntamos inovação, tecnologia e profissionais capacitados, nós mostramos, na prática, que o SUS é possível, funciona e transforma vidas”, disse a diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva.
Parque Tecnológico de Maricá
A comitiva também visitou o Parque Tecnológico de Maricá (PqTec), em Ubatiba, cuja previsão é de inaugurar a primeira parte do projeto até março de 2026. Apenas o prédio principal terá 6.207 m² distribuídos em quatro pavimentos. O projeto mira reunir universidades, empresas e startups em um ecossistema de inovação com ênfase na nova economia local e em cadeias como o Complexo Industrial e Econômico da Saúde; a ideia é que o empreendimento, que ficará sob gestão do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), se transforme em um vetor de transformação de conhecimento em desenvolvimento, por meio dos laboratórios e centros de pesquisa previstos no complexo.
Também representaram a gestão municipal durante a visita a chefe de Gabinete do Prefeito, Dayrlene Costa; o secretário de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, Reinaldo Cunha; os presidentes do ICTIM, Cláudio Gimenez; e da Alimentos e Produtos Sustentáveis de Maricá (AMAR), Marlos Costa. Participaram da visita ao hospital, ainda, os vereadores Frank Costa (vice-presidente da Câmara de Maricá) e Dr. Felipe Auni (presidente da Comissão de Saúde).
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.