Publicado 06/01/2026 10:48 | Atualizado 06/01/2026 10:48
Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, garantiu um período de festas de fim de ano marcado pela tranquilidade e pela segurança no município. Entre os dias 26 de dezembro e 4 de janeiro, mais de 1.500 veículos foram abordados durante a Operação Somando Forças, ação preventiva realizada em parceria entre a Guarda Municipal, agentes do PROEIS e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
PublicidadeComo resultado do planejamento e da presença ostensiva das forças de segurança, apenas cinco ocorrências foram registradas pela Guarda Municipal no período, sendo que somente duas precisaram ser encaminhadas à delegacia. O número reduzido de casos reforça a efetividade do trabalho preventivo desenvolvido de forma contínua ao longo de todo o ano.
“A Secretaria de Segurança Cidadã, em atuação integrada com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Polícia Civil, reforçou de forma significativa todo o efetivo durante as festividades de Natal e Réveillon. Como resultado desse planejamento e da atuação conjunta, o período transcorreu com absoluta tranquilidade”, enfatizou o secretário da pasta, coronel Julio Veras.
Os boletins registrados pela Guarda Municipal foram relacionados a poluição sonora (1), abordagem fundada/suspeita (1), ações de trânsito (1), dano ao patrimônio público (1) e lesão corporal (1). Para garantir a segurança da população e a prevenção de ocorrências, o reforço operacional contou com 348 agentes de segurança, 55 veículos, base móvel de monitoramento e 2.943 câmeras distribuídas em pontos estratégicos de maior concentração de público.
Irregularidades de trânsito
Diversas operações integradas foram realizadas com foco no combate às irregularidades de trânsito, no ordenamento público e na fiscalização de estabelecimentos comerciais que promoviam eventos de forma irregular, contribuindo para um ambiente mais seguro durante as celebrações.
Diversas operações integradas foram realizadas com foco no combate às irregularidades de trânsito, no ordenamento público e na fiscalização de estabelecimentos comerciais que promoviam eventos de forma irregular, contribuindo para um ambiente mais seguro durante as celebrações.
A Operação Somando Forças atuou nos bairros do Centro, Caxito, Mumbuca, Recanto, Praça dos Gaviões, Cajueiros, Ponta Negra, Cordeirinho e Bambuí. Nessas localidades, 1.508 condutores de motocicletas foram abordados. Do total, 200 foram multados e 129 veículos recolhidos. As infrações mais comuns foram:
• Conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado;
• Descarga livre (escapamento sem sistema de silenciamento);
• Conduzir sem CNH;
• Mau estado de conservação;
• Conduzir veículo sem qualquer uma das placas de identificação;
• Conduzir veículo que não esteja registrado.
• Descarga livre (escapamento sem sistema de silenciamento);
• Conduzir sem CNH;
• Mau estado de conservação;
• Conduzir veículo sem qualquer uma das placas de identificação;
• Conduzir veículo que não esteja registrado.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue atuando de forma permanente para garantir a paz e a segurança em Maricá, com ações preventivas, agentes nas ruas e monitoramento por câmeras. Os canais para denúncias de crimes são os telefones 153 e o Disque Ciosp (21) 96809-1516.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.