Publicado 06/06/2022 19:45
A Educação de Mesquita alia o combate à evasão escolar e serviços intersetoriais do município com o projeto Mesquita Mais Um. O objetivo principal é garantir a permanência dos alunos nas escolas.
Recentemente, duas unidades foram contempladas com as atividades: a Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, e a Escola Municipal Cruzeiro do Sul. Juntas, elas conseguiram alcançar mais de 500 alunos. Os envolvidos tiveram acesso a atendimentos com psicólogos e avaliações bucais e nutricionais, com seus devidos encaminhamentos. Atividades da Assistência Social, como isenção para emissão de documentos e inscrição no Cadúnico, também marcaram presença nas ocasiões.
A equipe promoveu palestras sobre temas como Abuso e Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes e Bullying e Violência; isso com o apoio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), do Conselho Tutelar e da Guarda Municipal.
“Buscamos conscientizar e, principalmente, compartilhar métodos de segurança para que os alunos saibam se defender, caso estejam em alguma situação de risco. Nós, da Guarda, também procuramos incentivar a construção de valores como o respeito e empatia com colegas”, disse a coordenadora do Grupamento da Ronda Escolar, Paula Arruda.
Ainda segundo a pasta, os aprendizados não se restringiram às crianças. Pais e responsáveis pelos alunos que possuem frequência irregular nas aulas participaram de reuniões e palestras com a Educação e o Conselho Tutelar.
A população também pode colaborar com o serviço, indicando casos ou possíveis casos de evasão escolar. Os interessados precisam notificar a Secretaria Municipal de Educação pelo site https://maisum.mesquita.rj.gov.br/, a partir de um cadastro, ou pelo e-mail: projetomaisum@mesquita.rj.gov.br. Também é possível fazer isso na própria sede da SEMED. O endereço é Rua Marquesa de Grizelda 398, em Edson Passos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.