Publicado 01/06/2023 15:37
Equipes da Educação de Mesquita participaram de uma capacitação sobre segurança nas escolas. A iniciativa visa preparar os profissionais pedagógicos para atuar em situações de risco.
Alguns dos temas abordados foram o bullying e o cyberbullying. Além disso, foram apresentados os aspectos pedagógicos fundamentais para evitar casos de violência nas unidades escolares.
“Com essa formação, poderemos pensar melhor nas práticas educacionais, tendo como base o social e o humano, na forma de lidar com os alunos. Às vezes, um olhar atencioso e um gesto gentil dentro da sala de aula pode fazer toda a diferença”, pontua Isabelle Guimarães, subsecretária de Gestão Administrativa.
Para o secretário municipal interino de Educação, Fabio Baiense, os setores públicos devem estar unidos para realizar um trabalho eficaz e eficiente. “Não podemos falar em educação sem falar em segurança, saúde e assistência social, por exemplo. Tudo está interligado e funciona melhor quando agem juntos. Assim, conseguimos proporcionar um ambiente melhor para os alunos, professores e demais profissionais da educação”, frisa.
O programa “Segurança na escola” é caracterizado por treinamentos de gerenciamento de risco para quem atua no setor educacional. Isso para que esses profissionais saibam como agir em situações de conflito ou crise, enquanto esperam a chegada da polícia na escola. A capacitação faz parte das ações integradas de segurança e cultura de paz, estabelecidas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.