Mais de 130 crianças passaram pela Colônia de Férias dos CRAS de Mesquita Luan de Brito/ PMM
Publicado 09/08/2025 16:50
Mesquita - A Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita realizou mais uma edição da Colônia de Férias destinada às crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A programação contou com dinâmicas de gincanas, oficinas de música, pintura facial e brincadeiras ao ar livre, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer, recreação, aprendizagem e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Publicidade
"A colônia de férias é uma estratégia importante dentro do nosso trabalho de assistência. Ao promover atividades durante os recessos escolares, garantimos que as crianças continuem inseridas em um ambiente de cuidado, convivência e estímulo. Realizamos essa programação nas duas férias do ano, justamente para fortalecer os vínculos com as famílias atendidas e também alcançar outras que ainda não conhecem o serviço", destacou Sildivania Souza, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A edição contou com a parceria da Guarda Civil Municipal de Mesquita, através do Grupamento de Ronda Escolar. O projeto “De Férias com a Ronda” promoveu aulas de capoeira ministradas pelo agente Jobson de Almeida, conhecido como Mestre Estrangeiro, e a agente Carla Azevedo, que levou atividades esportivas à Colônia de Férias dos CRAS.
“A Colônia de Férias dos CRAS de Mesquita foi marcada por uma parceria especial entre a Guarda Civil Municipal, por meio da Ronda Escolar, e a Subsecretaria de Assistência Social. Estivemos presentes nos CRAS Chatuba, Santa Terezinha, Rocha Sobrinho e Santo Elias, alcançando mais de 60 crianças com atividades lúdicas, educativas e de promoção da cidadania. A presença da Guarda Civil nas unidades reforçou a importância da escuta, do cuidado e da prevenção desde a infância, além de fortalecer o vínculo entre a Guarda Civil Municipal e a comunidade escolar”, explicou a coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar, Paula Arruda.
Oficineiros e orientadores sociais realizaram também ações de desenvolvimento educacional com as crianças. Ao todo, 135 participaram das atividades em todos os seis CRAS do município, e as ações foram conduzidas por orientadores sociais, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais da Assistência.
Colônia de férias Mesquita foi realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Luan de Brito/ PMM
Colônia de férias Mesquita foi realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de VínculosLuan de Brito/ PMM
“Sou mãe de quatro filhos e a Colônia de Férias tem sido a melhor coisa para mim, pois não tenho condições de levar tantas crianças para passear. Durante esses dias, eles participaram de várias atividades, conheceram coisas diferentes, brincadeiras. O bom é que, assim, eles se afastaram um pouco do celular e interagiram com mais crianças enquanto estavam de férias. Além disso, o carinho das assistentes é incrível! Há todo um cuidado especial com o lanche e com a segurança das crianças”, comentou a moradora do bairro Jacutinga, Bruna Soares, de 31 anos.
Leia mais