Publicado 22/06/2025 18:52
Miguel Pereira - Durante a Bienal do Livro, Miguel Pereira anunciou a criação de um novo espaço dedicado à leitura e ao conhecimento. O projeto prevê um centro moderno, acessível e voltado para públicos de todas as idades, com o objetivo de se tornar uma referência no Estado do Rio de Janeiro. No evento, Miguel Pereira adquiriu mil livros.
PublicidadeO espaço contará com infraestrutura sensorial, sala audiovisual, jardim interativo, áreas de leitura e recursos de tecnologia assistiva. A proposta é garantir acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e crianças neurodivergentes.
O lançamento ocorre em um momento de atenção à alfabetização no país. Segundo dados do Ministério da Educação e da ONG Todos Pela Educação, entre 2019 e 2021, o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabiam ler e escrever aumentou 66,3%. Atualmente, uma em cada cinco crianças de 8 anos ainda não consegue ler frases simples.
Outros dados indicam que, enquanto 66% das crianças de até 5 anos utilizam jogos eletrônicos ou celulares, apenas 5% sabem ler e escrever. A desigualdade racial também influencia esses índices, com crianças negras e pardas sendo mais afetadas pela defasagem educacional.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.