Miguel Pereira terá novo espaço para leitura e conhecimentoFoto: Divulgação
Publicado 22/06/2025 18:52
Miguel Pereira - Durante a Bienal do Livro, Miguel Pereira anunciou a criação de um novo espaço dedicado à leitura e ao conhecimento. O projeto prevê um centro moderno, acessível e voltado para públicos de todas as idades, com o objetivo de se tornar uma referência no Estado do Rio de Janeiro. No evento, Miguel Pereira adquiriu mil livros.
Publicidade
O espaço contará com infraestrutura sensorial, sala audiovisual, jardim interativo, áreas de leitura e recursos de tecnologia assistiva. A proposta é garantir acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e crianças neurodivergentes.
O lançamento ocorre em um momento de atenção à alfabetização no país. Segundo dados do Ministério da Educação e da ONG Todos Pela Educação, entre 2019 e 2021, o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabiam ler e escrever aumentou 66,3%. Atualmente, uma em cada cinco crianças de 8 anos ainda não consegue ler frases simples.
Outros dados indicam que, enquanto 66% das crianças de até 5 anos utilizam jogos eletrônicos ou celulares, apenas 5% sabem ler e escrever. A desigualdade racial também influencia esses índices, com crianças negras e pardas sendo mais afetadas pela defasagem educacional.
Leia mais