Apresentação será no próximo domingoFoto: Divulgação
Publicado 01/09/2025 20:15
Miguel Pereira - O espetáculo “Optchá!” tem como próximo destino Miguel Pereira, no próximo domingo (7), às 15h, no Espaço do Artesão da Secretaria Municipal de Cultura. A apresentação terá produção cultural local de Andreia Lopez e contará com tradução em Libras feita por Fernanda Cosendey, garantindo acessibilidade ao público.
Publicidade
Com direção geral de Lino Rocca e direção dos números circenses e coreografias de Vânia Santos, a montagem mistura malabarismo, palhaçaria, mágica, contorcionismo, dança cigana e canto em uma experiência imersiva para todas as idades. A trilha sonora original é assinada por Chiquinho Rota.
A turnê, que leva arte circense e cultura cigana ao interior do Estado, já passou por Mangaratiba, no dia 29 de agosto, com oficina de técnicas circenses pela manhã. Em Paracambi, no dia 30, apesar da presença do elenco e da montagem do cenário, o espetáculo não pôde acontecer devido às fortes chuvas que atingiram o município. No dia seguinte, 31 de agosto, a montagem foi apresentada em Engenheiro Paulo de Frontin, com um público animado e participativo.
A narrativa conduz o público à vida de um acampamento cigano, explorando de forma poética e crítica a trajetória de um povo historicamente marginalizado. “Queremos proporcionar ao público não só entretenimento, mas também reflexão. Por meio da arte, promovemos o respeito às diferenças e valorizamos culturas excluídas como a cigana”, destaca Adriano Sampaio Evangelista, o Didi, produtor cultural e artista da Turma em Cena.
Além de Didi, o elenco conta com Patrick Carvalho (contorcionismo e duo acrobático), Daniel Carrizo (malabares e adágio), Adailzo Amorim (malabares e adágio) e Vânia Santos (danças ciganas e duo acrobático).
Produzido pela Turma Em Cena, em parceria com o CETA (Centro Experimental de Teatro e Artes), “Optchá!” reafirma o compromisso de levar arte e cultura a diferentes públicos, promovendo inclusão e democratização do acesso às expressões artísticas.
O projeto, selecionado por meio do edital Fluxos Fluminenses da SECEC-RJ, é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Leia mais