Publicado 11/08/2021 14:18
Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta quarta-feira, 11, o início de grandes ensaios internacionais de três possíveis tratamentos contra a covid-19.
Os medicamentos artesunato, imatinib e infliximab serão testados em pacientes de mais de 600 hospitais distribuídos por 52 países.
"Encontrar terapias mais eficazes e acessíveis para os pacientes de covid-19 ainda é uma necessidade crítica", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
O artesunato é um tratamento para a malária grave, o imatinib é usado para alguns tipos de câncer e o infliximab para alguns transtornos do sistema imunológico, como a doença de Crohn ou a artrite reumatóide.
Os medicamentos que serão usados foram doados pelos seus fabricantes e já estão sendo distribuídos entre os hospitais envolvidos.
"Já temos muitas ferramentas para prevenir, diagnosticar e tratar a covid-19, incluindo o oxigênio, dexametasona e inibidores de interleucina-6", afirmou Tedros.
"Mas precisamos de mais, para os pacientes em todos os quadros clínicos, desde a forma leve da doença até a severa", reiterou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.