Publicado 16/08/2021 10:27 | Atualizado 16/08/2021 10:37
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falará "em breve" sobre a situação no Afeganistão, afirmou nesta segunda-feira, 16, o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan, um dia depois da retomada do poder pelos talibãs no país e de Washington evacuar sua embaixada.
Os americanos "podem esperar para ouvir muito em breve o presidente. Ele está atualmente em contato permanente com sua equipe de segurança nacional. Está trabalhando duro para administrar a situação", afirmou Sullivan ao canal ABC. Mas ele não revelou detalhes sobre o momento ou o formato da intervenção.
A agenda divulgada no domingo pela Casa Branca não prevê nenhum evento público para Biden, que passou o fim de semana em Camp David, residência de verão dos presidentes americanos ao noroeste de Washington, onde pretendia permanecer, inicialmente, até quarta-feira, longe da imprensa.
Mas a agenda deve ser alterada, depois que o Afeganistão caiu nas mãos dos talibãs após uma ofensiva relâmpago, e enquanto o mundo observa com espanto as imagens do caos no aeroporto de Cabul.
Biden falou publicamente pela última vez sobre o tema em 10 de agosto, quando afirmou que "não lamentava" a decisão de retirar até 31 de agosto os últimos militares americanos do Afeganistão, após 20 anos de guerra.
Depois, em um comunicado anunciou o envio de 6 mil militares para garantir a segurança do aeroporto de Cabul e retirar quase 30 mil americanos e civis afegãos que cooperaram com o exército dos Estados Unidos.
Uma foto divulgada no domingo no Twitter pela Casa Branca mostra o presidente sentado sozinho diante de uma grande mesa de reunião em Camp David, com uma tela de videoconferência, na qual aparecem vários altos funcionários do governo.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.